Anúncio

Anúncio

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Programa Semanas Verdes mobiliza funcionários da Alcoa para ações ambientais e comunitárias em Juruti

Funcionários-voluntários do programa Semanas Verdes
A Alcoa finalizou a quarta edição do Programa Semanas Verdes, voltado ao incentivo e desenvolvimento de ações de educação ambiental nas localidades onde a companhia atua no mundo. Com foco em “reduzir, reciclar e revitalizar”, a iniciativa conta com o apoio e engajamento de funcionários-voluntários para viabilizar a realização das ações.  No Brasil, o programa é uma parceria do Instituto Alcoa com a Alcoa Foundation.  

Na cidade de Juruti (PA), voluntários promoveram atividades educativas, gincanas e palestras nas comunidades Maravilha e Café Torrado. No Dia Mundial do Meio Ambiente, foi realizado um concurso de desenhos em cinco escolas municipais ligadas ao programa ECOA (Educação Comunitária Ambiental). Também foram distribuídas mais de 17 mil mudas de árvores na localidade.

Realizado nas seis unidades de produção da Alcoa no Brasil – Poços de Caldas (MG); Itapissuma (PE); Juruti (PA); São Luís (MA); Santo André (SP) e Tubarão (SC) – e no escritório central, em São Paulo, o Programa Semanas Verdes contou com mais de 1.200 voluntários da Alcoa – com mais de 17 mil horas de trabalho voluntário – na realização de 60 eventos, como palestras e ações comunitárias. Mais de 28 mil árvores foram plantadas ou distribuídas e 60 instituições foram beneficiadas.

Ao redor do mundo, mais de 12 mil voluntários da companhia participaram do programa para o desenvolvimento de mais de 250 iniciativas e o plantio de 63 mil árvores. “Agradecemos a todos os voluntários da Alcoa pelo sucesso alcançado em mais uma edição do Programa Semanas Verdes. Nossos parceiros também foram fundamentais, pois nos deram a oportunidade de contribuir com ações comunitárias em prol do meio ambiente e da educação, ajudando a deixar um legado de sustentabilidade nas localidades onde a companhia atua”, afirma Camila Meirelles, vice-presidente do Instituto Alcoa.

UFOPA oferta 15 vagas para Mestrado em Letras: inscrições iniciam dia 21

Os interessados em ingressar no Mestrado Profissional em Letras (Profletras) em rede nacional na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) poderão se inscrever, a partir da próxima segunda, dia 21, no exame nacional de acesso. O Conselho Gestor do Profletras divulgou o edital que prevê 15 (quinze) vagas para a UFOPA, em Santarém. O exame será executado pelo Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O período de inscrições vai das 8h do dia 21 de julho até às 23h59 do dia 18 de agosto. A inscrição custa R$ 50,00 e deverá feita, exclusivamente, via internet, através do link: www.comperve.ufrn.br As provas, com questões objetivas e discursivas, serão aplicadas nacionalmente no dia 07 de setembro, nos municípios sedes das instituições participantes do Profletras, inclusive Santarém. Os locais de realização das provas serão divulgados no site da Comperve, a partir do dia 01 de setembro.

Poderão participar do Exame Nacional de Acesso candidatos que atendam aos seguintes requisitos: ser portador de diploma de curso superior de Licenciatura em Letras, habilitação Português, devidamente registrado no Ministério da Educação; ser professor de Língua Portuguesa do ensino fundamental (1º ao 9º anos), em escola da rede pública de ensino do Brasil, regularmente admitido e pertencente ao quadro permanente de servidores; e estar ministrando aula de Língua Portuguesa em qualquer ano do ensino fundamental.

O curso - Com uma área de concentração, "Linguagens e Letramento", o Profletras possui duas linhas de pesquisa: "Teorias da linguagem e ensino" e "Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes". A carga horária exigida prevê o cumprimento de 360 horas em um prazo de dois anos. Para integralizar o curso, o aluno deverá cumprir, no mínimo, 24 créditos. Para tanto, ele deverá cursar duas disciplinas de fundamentação, cinco obrigatórias e três optativas, estas últimas escolhidas em um conjunto de 12.

Além disso, o mestrando deverá ser aprovado no exame nacional de qualificação, oferecido um ano após o início do curso, e em exame de proficiência em uma língua estrangeira, até o 18º mês. Na última etapa, o aluno apresentará seu trabalho de conclusão aprovado por uma banca constituída por três professores (o seu orientador, um docente do Profletras e um docente não vinculado ao programa).

Sobre o PROFLETRAS - Focado na capacitação de professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental, o programa visa contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no País. É um curso semipresencial com aulas presenciais, com oferta simultânea nacional, no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de Mestre em Letras. É oferecido em 34 universidades públicas associadas em todo o Brasil e é coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A UFOPA é uma das onze instituições aprovadas para compor a rede em 2014.

Mais informações: www.ufopa.edu.br

1º Festival Folclórico de Murumuru será neste sábado

Com apoio da Prefeitura de Santarém/Secretaria Municipal de Cultura (SEMC), os remanescentes quilombolas da comunidade de Murumuru, no planalto santareno promovem o 1º Festival Folclórico,  no dia 19/07 (sábado).  O festival dará início ao Projeto Festa Brasil que tem como atribuição fomentar a cultura e a renda par aos comunitários. Devem participar do festival 40 grupos folclóricos. 

Além das atrações culturais e folclóricas o público também desfrutará das delícias culinárias como pratos de galinha caipira e peixe (tucunaré e surubim). O acesso a comunidade e pela PA-370, Santarém/Curua-Una, seguindo pelo ramal da comunidade de Santa Rosa.

Mais informações com o coordenador do evento (Rayclemesson Nogueira Bentes) : (93) 9108-5472

SEMAD prorroga prazo para convocação de classificados em concurso público

A Secretaria Municipal de Administração prorrogou o prazo de convocação dos classificados no Concurso para Agentes de Combate a Endemias (certame realizado em 2012). Os profissionais devem apresentar a documentação até a sexta-feira (18/07), no setor de Recursos Humanos (RH) da Prefeitura de Santarém, no horário de 8h às 14h. O prazo foi prorrogado porque dos 29 classificados apenas 11 apresentaram documentação.

Fonte: CCOM/PMS

Ibama diz que agência de Santarém continuará aberta



Em resposta a ofício do  deputado Nélio Aguiar (DEM), o presidente do  Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis Ibama, Volney Zanardi Junior, respondeu,  ao parlamentar que a unidade do órgão sediada em Santarém continuará funcionando normalmente, descartando qualquer possibilidade de fechamento da mesma. 

A maior preocupação de Nélio Aguiar com as notícias veiculadas na imprensa no final do mês passado sobre o possível fechamento da unidade em Santarém seriam os enormes prejuízos para a sociedade local. “Sem a unidade  local,  qualquer serviço prestado pelo órgão, inclusive licenciamento ambiental, passaria a ser tratada na capital paraense, então a resposta do presidente do órgão nos traz muito alívio”, diz o parlamentar.

Fonte: Assessoria Parlamentar