Anúncio

Anúncio

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Programa Semanas Verdes mobiliza funcionários da Alcoa para ações ambientais e comunitárias em Juruti

Funcionários-voluntários do programa Semanas Verdes
A Alcoa finalizou a quarta edição do Programa Semanas Verdes, voltado ao incentivo e desenvolvimento de ações de educação ambiental nas localidades onde a companhia atua no mundo. Com foco em “reduzir, reciclar e revitalizar”, a iniciativa conta com o apoio e engajamento de funcionários-voluntários para viabilizar a realização das ações.  No Brasil, o programa é uma parceria do Instituto Alcoa com a Alcoa Foundation.  

Na cidade de Juruti (PA), voluntários promoveram atividades educativas, gincanas e palestras nas comunidades Maravilha e Café Torrado. No Dia Mundial do Meio Ambiente, foi realizado um concurso de desenhos em cinco escolas municipais ligadas ao programa ECOA (Educação Comunitária Ambiental). Também foram distribuídas mais de 17 mil mudas de árvores na localidade.

Realizado nas seis unidades de produção da Alcoa no Brasil – Poços de Caldas (MG); Itapissuma (PE); Juruti (PA); São Luís (MA); Santo André (SP) e Tubarão (SC) – e no escritório central, em São Paulo, o Programa Semanas Verdes contou com mais de 1.200 voluntários da Alcoa – com mais de 17 mil horas de trabalho voluntário – na realização de 60 eventos, como palestras e ações comunitárias. Mais de 28 mil árvores foram plantadas ou distribuídas e 60 instituições foram beneficiadas.

Ao redor do mundo, mais de 12 mil voluntários da companhia participaram do programa para o desenvolvimento de mais de 250 iniciativas e o plantio de 63 mil árvores. “Agradecemos a todos os voluntários da Alcoa pelo sucesso alcançado em mais uma edição do Programa Semanas Verdes. Nossos parceiros também foram fundamentais, pois nos deram a oportunidade de contribuir com ações comunitárias em prol do meio ambiente e da educação, ajudando a deixar um legado de sustentabilidade nas localidades onde a companhia atua”, afirma Camila Meirelles, vice-presidente do Instituto Alcoa.

UFOPA oferta 15 vagas para Mestrado em Letras: inscrições iniciam dia 21

Os interessados em ingressar no Mestrado Profissional em Letras (Profletras) em rede nacional na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) poderão se inscrever, a partir da próxima segunda, dia 21, no exame nacional de acesso. O Conselho Gestor do Profletras divulgou o edital que prevê 15 (quinze) vagas para a UFOPA, em Santarém. O exame será executado pelo Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O período de inscrições vai das 8h do dia 21 de julho até às 23h59 do dia 18 de agosto. A inscrição custa R$ 50,00 e deverá feita, exclusivamente, via internet, através do link: www.comperve.ufrn.br As provas, com questões objetivas e discursivas, serão aplicadas nacionalmente no dia 07 de setembro, nos municípios sedes das instituições participantes do Profletras, inclusive Santarém. Os locais de realização das provas serão divulgados no site da Comperve, a partir do dia 01 de setembro.

Poderão participar do Exame Nacional de Acesso candidatos que atendam aos seguintes requisitos: ser portador de diploma de curso superior de Licenciatura em Letras, habilitação Português, devidamente registrado no Ministério da Educação; ser professor de Língua Portuguesa do ensino fundamental (1º ao 9º anos), em escola da rede pública de ensino do Brasil, regularmente admitido e pertencente ao quadro permanente de servidores; e estar ministrando aula de Língua Portuguesa em qualquer ano do ensino fundamental.

O curso - Com uma área de concentração, "Linguagens e Letramento", o Profletras possui duas linhas de pesquisa: "Teorias da linguagem e ensino" e "Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes". A carga horária exigida prevê o cumprimento de 360 horas em um prazo de dois anos. Para integralizar o curso, o aluno deverá cumprir, no mínimo, 24 créditos. Para tanto, ele deverá cursar duas disciplinas de fundamentação, cinco obrigatórias e três optativas, estas últimas escolhidas em um conjunto de 12.

Além disso, o mestrando deverá ser aprovado no exame nacional de qualificação, oferecido um ano após o início do curso, e em exame de proficiência em uma língua estrangeira, até o 18º mês. Na última etapa, o aluno apresentará seu trabalho de conclusão aprovado por uma banca constituída por três professores (o seu orientador, um docente do Profletras e um docente não vinculado ao programa).

Sobre o PROFLETRAS - Focado na capacitação de professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental, o programa visa contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no País. É um curso semipresencial com aulas presenciais, com oferta simultânea nacional, no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de Mestre em Letras. É oferecido em 34 universidades públicas associadas em todo o Brasil e é coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A UFOPA é uma das onze instituições aprovadas para compor a rede em 2014.

Mais informações: www.ufopa.edu.br

1º Festival Folclórico de Murumuru será neste sábado

Com apoio da Prefeitura de Santarém/Secretaria Municipal de Cultura (SEMC), os remanescentes quilombolas da comunidade de Murumuru, no planalto santareno promovem o 1º Festival Folclórico,  no dia 19/07 (sábado).  O festival dará início ao Projeto Festa Brasil que tem como atribuição fomentar a cultura e a renda par aos comunitários. Devem participar do festival 40 grupos folclóricos. 

Além das atrações culturais e folclóricas o público também desfrutará das delícias culinárias como pratos de galinha caipira e peixe (tucunaré e surubim). O acesso a comunidade e pela PA-370, Santarém/Curua-Una, seguindo pelo ramal da comunidade de Santa Rosa.

Mais informações com o coordenador do evento (Rayclemesson Nogueira Bentes) : (93) 9108-5472

SEMAD prorroga prazo para convocação de classificados em concurso público

A Secretaria Municipal de Administração prorrogou o prazo de convocação dos classificados no Concurso para Agentes de Combate a Endemias (certame realizado em 2012). Os profissionais devem apresentar a documentação até a sexta-feira (18/07), no setor de Recursos Humanos (RH) da Prefeitura de Santarém, no horário de 8h às 14h. O prazo foi prorrogado porque dos 29 classificados apenas 11 apresentaram documentação.

Fonte: CCOM/PMS

Ibama diz que agência de Santarém continuará aberta



Em resposta a ofício do  deputado Nélio Aguiar (DEM), o presidente do  Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis Ibama, Volney Zanardi Junior, respondeu,  ao parlamentar que a unidade do órgão sediada em Santarém continuará funcionando normalmente, descartando qualquer possibilidade de fechamento da mesma. 

A maior preocupação de Nélio Aguiar com as notícias veiculadas na imprensa no final do mês passado sobre o possível fechamento da unidade em Santarém seriam os enormes prejuízos para a sociedade local. “Sem a unidade  local,  qualquer serviço prestado pelo órgão, inclusive licenciamento ambiental, passaria a ser tratada na capital paraense, então a resposta do presidente do órgão nos traz muito alívio”, diz o parlamentar.

Fonte: Assessoria Parlamentar

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Após 54 anos, casal oficializa união na Capela do HRBA

Celebração das bodas de Luiz e Maria de Lurdes
“Uma união perfeita é formada pelo forte desejo de fazer o outro feliz muito mais que o desejo de querer ser feliz”, assim muitos filósofos definem como deve ser firmado o matrimônio. Quase como uma receita, essa ideologia é praticada por muitos casais que firmados nos propósitos cristãos decidem contrair o Sacramento do Matrimônio. E, o que dizer de um homem e uma mulher que já estão juntos há 54 anos?

Em meio a versos e prosas, o senhor Luiz de Castro Moura, 73 anos, e a senhora Maria de Lurdes, na tarde da última segunda-feira, 9, reuniram parentes, amigos e profissionais do HRBA para juntos oficializarem essa feliz união que dura aproximadamente seis décadas. A oficialização do Casamento teve testemunhas mais que especiais: A filha, os netos, além de amigos, pessoas que conhecem um pouco da história de amor de Luiz e Lurdes.

Uma cerimônia simples, porém cercada de muito amor, completou a felicidade do casal e também dos frutos desta união. “Essa é uma grande realização, muito mais minha que dos meus pais. Eu estou bem mais tranquila”, declarou Luzimara Costa Moura, que buscou junto aos profissionais do HRBA realizar a cerimônia dentro da Unidade Hospitalar.

Sr. Luiz está em tratamento no HRBA deste maio de 2014 e já passou por dois procedimentos cirúrgicos. Segundo Luzimara, a esperança na recuperação agora está renovada. “Nós saímos daqui hoje mais fortificados e esperançosos de que a saúde do meu pai vai ser restabelecida pela nossa demonstração de fé”, finalizou a filha do casal.  Essa foi a primeira vez que uma celebração de casamento foi realizada na Capela do HRBA. Momento de fé e amor que contagiou a todos e não faltou nem mesmo o tradicional buquê que era composto por rosas vermelhas e que foi jogado ao final da cerimônia.

Fonte: Ascom/HRBA

Justiça do Trabalho ganhará novas instalações em Santarém



A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, (TRT-8ª Região) desembargadora Odete de Miranda Alves enviou, na última terça-feira, 10, ofício ao deputado Nélio Aguiar (DEM) informando que o pedido feito pelo parlamentar para garantir instalação de novas varas trabalhistas em Santarém, no Oeste do Pará será uma realidade. “No próximo dia 22 deste mês será feita a apresentação do projeto arquitetônico das novas instalações físicas do fórum em Santarém, que contempla varas trabalhistas, serviço de distribuição, auditório, arquivo, salas de advogados, entre outros, para proporcionar total conforto e funcionalidade a todos que precisarem do serviço”, detalha o documento encaminhado pela desembargadora.

O próximo passo, segundo a presidente da 8ª região do TRT é encaminhar o projeto para aprovação do Conselho Superior de Justiça do Trabalho para liberação dos recursos necessários para iniciar processo licitatório e execução da obra. “É mais uma conquista dos advogados da região Oeste que solicitaram ajuda do meu mandato para reforçar a luta da OAB/Pará/Santarém junto ao TRT, que agora acena de forma positiva para esse pleito muito justo, que vai agilizar tanto o trabalho dos advogados como a vida dos seus clientes, que necessitam de agilidade na solução de questões trabalhistas”, disse Nélio Aguiar.

Fonte: Ascom/Dep. Nélio Aguiar

Ações culturais da MRN no oeste do Pará


Por meio da Lei Rouanet de incentivo fiscal à cultura, a Mineração Rio do Norte (MRN) que atua no oeste do Pará, deverá encerrar o primeiro semestre do ano com mais de 70 ações culturais desenvolvidas nos municípios de Faro, Óbidos, Terra Santa e Oriximiná, com características variadas. As atividades vão desde oficinas e apresentação teatrais, festas tradicionais e religiosas, à contação de história com música, dança e palestras sobre a importância da leitura.

Empresa de nutrição promove campanha de prevenção de quedas de idosos


Com o objetivo de orientar a população quanto a precauções que podem ajudar a evitar quedas dentro e fora de casa, a Danone Nutrição Especializada está promovendo uma campanha de conscientização com o objetivo de evitar quedas e diminuir esta estatística. O público-alvo são idosos e/ou seus familiares que queiram entender melhor o assunto, já que esses acidentes podem provocar lesões, fraturas e até a morte.

Para isso, foi desenvolvido o website Prevenção de Quedas (www.prevencaodequedas.com.br) e a hashtag #EuCuidoParaNaoCair, como parte da campanha online. Trata-se de uma mobilização virtual com a proposta de mudar atitudes do dia a dia dos idosos e seus familiares e que podem fazer toda a diferença na vida destes.

Os internautas podem encontrar informações sobre quedas e a prevenção das mesmas, além de saúde muscular e sarcopenia, doença pouco conhecida e divulgada no Brasil mas que já atinge 40% da população idosa e é uma das principais responsáveis pelas quedas desses indivíduos. Se não diagnosticada e devidamente tratada, a sarcopenia é capaz de diminuir consideravelmente a independência da pessoa, uma vez que o desempenho de atividades simples e corriqueiras como carregar sacola de compras, por exemplo, tornam-se difíceis de serem realizadas. Além disso, os idosos com redução muscular são mais propensos a tropeços e quedas e caem três vezes mais, podendo ter como consequências as fraturas e até mesmo a morte.

sábado, 24 de maio de 2014

Mistura de biodiesel no óleo diesel subirá para 7%

A presidente Dilma Rousseff deve assinar na próxima semana uma medida provisória para aumentar, de 5% para 6%, a mistura do biodiesel ao óleo diesel vendido nas bombas, a partir de julho. A MP deve prever também a elevação do percentual para 7% em setembro. O objetivo principal da medida é estimular a fabricação do produto renovável no país, ajudando a Petrobras a reduzir as importações de diesel fóssil e o déficit na chamada “conta petróleo”.

Estimativas do setor compartilhadas pelo governo indicam que o aumento da mistura de 5% para 7% reduzirá em 1,2 bilhão de litros ao ano as importações de diesel do país, uma economia anual de US$ 1 bilhão para o caixa da Petrobras. A média mensal de importações de diesel no ano passado foi de 827 milhões de litros, mas em janeiro deste ano o volume importado foi recorde e chegou a 1,25 bilhão de litros. O governo tem segurado o preço dos combustíveis, para evitar repercussão na inflação. E a Petrobras, em seu relatório de maio, indicou uma perda de 30% do seu lucro líquido.

Renováveis estão estagnados

Levantamento inédito do Ministério de Minas e Energia mostra que a produção e o consumo efetivos de combustíveis renováveis no Brasil — biodiesel, álcool anidro e etanol — estão estagnados desde 2010. Neste período, a demanda por combustíveis saltou 14%, mas como não há produção nacional suficiente para atendê-la, a Petrobras teve de importar gasolina e diesel para suprir o mercado.

A favor da medida também pesa o aspecto ambiental, já que estimulará o uso de combustível limpo e renovável para substituir os fósseis. Cada ponto percentual a mais de biodiesel na mistura do diesel é equivalente ao plantio de cerca de 7,2 milhões de árvores, revela relatório “Benefícios ambientais da produção e do uso do biodiesel”, do Ministério da Agricultura, de outubro de 2013.

As principais matérias-primas utilizadas para a fabricação do biodiesel no Brasil são: óleo de soja (quase 70% do total); gordura bovina; óleo de algodão; óleo de fritura usado; gordura de porco; e óleo de frango.
A decisão de ampliar a participação do biodiesel no óleo vendido para os veículos tem amparo técnico no governo já há algum tempo, a partir da experiência internacional. Caminhões que circulam em outros países com motores similares têm tido bom aproveitamento em termos de potência e emissões com a mistura de 7%, conhecida como B7. A adoção do percentual maior como norma nacional esbarrava, porém, na percepção de que mais biodiesel na mistura tornaria o óleo mais caro na distribuição, pressionando a inflação. Entretanto, na conjuntura atual, o diesel importado já está cerca de 20% mais caro do que o biodiesel produzido no Brasil.

Um estudo feito recentemente pela Fundação Getulio Vargas (FGV) serviu para remover as resistências do Ministério da Fazenda à medida, pois mostrou que o aumento de produtividade do agronegócio e a ociosidade das usinas para produção de biodiesel — atualmente em 61% do seu potencial — tornam a mudança da mistura praticamente neutra em relação ao impacto no IPCA.

(O Globo)

Alertas de desmatamento caíram 20% na Amazônia Legal

Os alertas de desmatamento na Amazônia caíram 20% entre agosto de 2013 e abril de 2014, comparado ao mesmo período de 2012/2013. Nos meses de fevereiro, março e abril, 338 Km² de áreas de alerta de desmatamento e degradação na Amazônia foram identificados pelo Deter, o sistema de detecção em tempo real do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

No Pará, houve queda no mês de abril (3,96 Km²) em comparação a março (8,13 Km²). Os dados foram divulgados ontem em Brasília.Seguindo a tendência de diminuição apresentada, em fevereiro, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a área da Amazônia Legal afetada no período caiu de 1.872,85 Km² para 1.500,53 Km². Em fevereiro, foram verificados 119 Km², enquanto em março e abril houve o registro de 53 Km² e 166 Km², respectivamente.

O diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Luciano Evaristo, relatou a Operação Onda Verde, feita em parceria com a Força Nacional, em áreas do norte e nordeste de Mato Grosso e do sul do Pará. No período de agosto de 2013 a abril de 2014, foram apreendidos centenas de equipamentos, como tratores e motosserras, e aplicados 2.401 autos de infração e mais de R$ 1,1 trilhão em multas.

De acordo com Evaristo, “em Mato Grosso, há a expansão de áreas com posse, mas o Pará é a terra da grilagem, do ‘laranja’ [alguém que empresta nome para benefício de outros], e a única forma de combater [o desmatamento] é fazendo a destruição dos acampamentos e dos equipamentos, com uma ação muito mais intensiva em razão do alto nível da criminalidade que opera na BR-163”.

(EBC)

Enem ultrapassa nove milhões de inscritos

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) alcançou a marca de 9 milhões de inscritos para a prova deste ano. O período de inscrições acabou à 0h deste sábado (24). As informações são da Agência Brasil.
O número foi anunciado pelo perfil da presidente Dilma Rousseff (PT) no Twitter, com base no balanço divulgado pelo MEC (Ministério da Educação) às 20h desta sexta-feira (23). "O #Enem alcançou 9 milhões de inscritos, um recorde", escreveu Dilma.

Segundo o MEC, o número de inscritos em 2014 representa um crescimento de 26,7% em relação ao ano passado. O balanço final, com números atualizados, ainda não foi divulgado pelo ministério.

O exame será realizado nos dias 8 e 9 de novembro. O valor da taxa de inscrição foi R$ 35 e deve ser pago até 28 de maio. Alunos de rede pública e pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo são isentos.
O Enem é utilizado na seleção de todas as universidades federais, pré-requisito para o acesso a programas como Ciência sem Fronteiras, Prouni e Fies, e certifica conclusão do ensino médio.

(Folha Press)