Anúncio

Anúncio

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

MRN obtém melhor desempenho de segurança

Produzir de forma sustentável e segura são características importantes para a Mineração Rio do Norte. No último ano, a MRN obteve o melhor desempenho de segurança da sua história entre o efetivo próprio e de contratadas, fechando 2013 com 12 acidentes reportáveis. Esta marca demonstra o amadurecimento, crescimento e esforço de todos em tornar as atividades da empresa cada vez mais seguras. 

Para 2014 estão programadas melhorias no processo, de forma que novamente sejam obtidos números recordes em saúde ocupacional e segurança no trabalho.

Fonte: Ascom/MRN

Polícia investiga triplo homicídio em Itaituba

Leda Marta foi morta a facadas

Na noite de sábado, (22), por volta das 20h, o corpo da procuradora jurídica do município de Itaituba, Leda Marta, foi encontrado dentro de sua loja (Belíssima Moda Íntima) com várias perfurações causada por um objeto cortante, possivelmente uma faca. Ao lado do corpo da advogada estava o corpo de sua filha (Hannah Estela) e da funcionária da loja Taynara Siqueira, também com perfurações no corpo.
   
Os corpos foram encontrados por uma tia da funcionária da loja, que sentiu falta da sobrinha que costumava chegar cedo aos sábados e não estava atendendo o celular. Ao chegar à loja a tia viu os corpos e chamou os bombeiros que foram até lá, mas as três já estavam mortas há algum tempo. Peritos do Instituto Medico Legal foram até o local para fazer a perícia e remoção dos corpos para o IML. Logo após a descoberta dos corpos, populares tomaram a rua para saber o que tinha acontecido.       

Inicialmente o ex-marido da advogada (Altair dos Santos) foi apontado como suspeito de ter cometido o crime, ele foi detido e levado para o quartel da Polícia Militar. Depois de algum tempo no quartel ele foi levado para Delegacia de Polícia Civil para prestar alguns esclarecimentos. Amigos mais próximos da advogada relataram que eles já estavam separados, mas Altair não aceitava a separação e por algumas vezes teria ameaçado a advogada.       

Na Delegacia de Polícia, Altair dos Santos que é ex-militar do exército brasileiro, professor de direito em uma faculdade particular de Itaituba e também é advogado negou ter cometido o crime. Após prestar depoimento o professor foi liberado. A Polícia Civil conseguiu algumas imagens do circuito interno de uma loja próximo que mostra um homem entrando na loja as 8h40mim e saindo com uma sacola na mão às 9h10min (horário provável em que os homicídios aconteceram). Esse homem foi identificado como sendo o namorado da funcionária da loja, nas imagens obtidas pela polícia não aparece Altair, mas a polícia não descarta a possibilidade de ele ter sido o mandante do crime.  

O homem de pele morena, usava camisa manga longa branca, boné e carregava com sigo uma sacola, ao chegar na porta da loja ele mostra algo para Leda que abre a porta, e pouco tempo depois o tal homem sai da loja com outra camisa e sem boné, aparentando usar luvas e com a mesma sacola na mão.    

De acordo com as informações apuradas pela Polícia Civil o triplo homicídio aconteceu entre 8h e 9h10min da manhã de sábado, mas os corpos só foram encontrados por volta das 20h. O caso esta sendo presidido pelo delegado Kleber Pascoal. Segundo ele, a polícia está à procura do homem que aparece entrando na loja. (Com informações do Blog do Junior Ribeiro)   

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Operação Porão Branco cumpre 13º mandado de prisão



Foi preso ontem (21) em Manaus - AM, o 13º acusado de envolvimento no esquema de aliciamento de pessoas para o transporte de entorpecentes em embarcações que fazem linha para os municípios de Santarém, Juruti, Oriximiná e Manaus. Trata-se de José Andrei da Rocha Albuquerque. Dos 14 mandados de prisão expedidos pela justiça para a operação da PF, falta cumprir apenas um.

Com as prisões de: Solinaldo Miranda Pinto, Sandro Manuel Furtado, Kézia Amaral Costa, Edinei Monteiro da Silva, Samuel Assis Viana, Joelton Pereira, Lucivaldo Gonçalves Souza, Marcley Juscelino Bastos Soares, a Polícia Federal espera chegar ao braço maior da quadrilha.

Informações extra-oficiais dão conta de que pelo menos dois empresários de Santarém, do ramo da navegação, estão sendo investigados pela PF por envolvimento no tráfico de drogas.

A operação denominada 'Porão Branco' é uma alusão ao local das embarcações onde a droga é escondida pelos 'aviões ou mulas' - passageiros que são pagos para transportar cocaína. Só nos últimos seis meses, a PF apreendeu em barcos atracados em portos da região Oeste do Pará cerca de 200 kg de pasta à base de cocaína e maconha, mas não conseguiu identificar a quem pertencia a droga.

Segundo o delegado Sérgio Fernando, chefe da Polícia Federal em Santarém, pela primeira vez foi possível prender acusados de aliciar os transportadores de drogas. "Agora se chegou não mais ao café pequeno, aos aliciados, nós estamos conseguindo chegar numa célula maior criminosa do tráfico na nossa região, efetuamos a prisão de aliciadores, pessoas que captavam pessoas para o transporte das drogas", afirmou o delegado.

Escolas da região de rios recebem merenda escolar da agricultura familiar

A Secretaria Municipal de Educação começa a distribuir nesta segunda-feira (24), para escolas da região de rios, merenda escolar proveniente da agricultura familiar. O objetivo é reduzir a distribuição e consumo de alimentos industrializados como itens da alimentação nas escolas. Os produtos in natura foram adquiridos de produtores rurais, por meio de cooperativas cadastradas, uma forma de estimular e fortalecer a agricultura local.

Na segunda-feira, às 8h, no porto do DER, os alimentos frutas, legumes, verduras e farinha começam a ser pesados. Uma equipe composta de nutricionistas, um engenheiro agrícola, membros do Conselho de Segurança Alimentar e cooperados vão avaliar a qualidade dos produtos para então começar a distribuição nas escolas ribeirinhas.

Fonte: CCOM/PMS

MRN e parceiros incentivam o Carnaval com segurança no trânsito


No dia 28 de fevereiro a Mineração Rio do Norte (MRN) e parceiros promoverão a campanha de segurança no trânsito, na estrada que liga Porto Trombetas à Terra Santa, para chamar atenção sobre a necessidade de viajar com segurança nesse Carnaval.

A empresa, através do Departamento de Relações Comunitárias, em parceria com as áreas de Segurança no Trabalho, Segurança Patrimonial, Secretaria de Educação de Terra Santa e a equipe da CIPA da Cattani, empresa de transportes que atende a MRN, juntamente com o Grupo ATA Trânsito (Alunos de Trombetas em Ação), fundado por alunos voluntários da Escola Jonathas Pontes Athias (Porto Trombetas), formam pela primeira vez o “Bloco Unidos da Segurança”. O objetivo do Bloco é executar, ao longo do dia que precede o feriado, uma blitz com orientações para uma viagem segura para os condutores de veículos e passageiros, em dois pontos da via de acesso a Porto Trombetas.

O incentivo à adoção de comportamentos seguros pelos viajantes faz parte das diretrizes de segurança da Mineração, que trabalha nas áreas de operação e de influência diversas ações com foco na prevenção e redução de acidentes.

Fonte: Ascom/MRN

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Operação Porão Branco: Dois mandados de prisão ainda não foram cumpridos


Chegada de suspeito de tráfico à delegacia da PF / Reprodução

Dos 14 mandados de prisão preventiva da Operação “Porão Branco” desencadeada pela Polícia Federal ainda não foram cumpridos. Na manhã de ontem (19), cinco pessoas foram presas em Santarém (Solinaldo Miranda Pinto, Sandro Manuel FurtadoKézia Amaral Costa, Edinei Monteiro da Silva e Samuel Assis Viana), quatro foram presos em Manaus e outras três pessoas foram presas em Juruti. 

A PF está fazendo diligência para cumprir mais um mandado de prisão em Manaus e um em Oriximiná. Também foram expedidos 11 mandados de busca e apreensão, sendo quatro em Santarém, quatro em Manaus e um em Juruti.

Mesmo ainda não tendo capturado todos os acusados de aliciar pessoas para o transporte de dorgas em embarcações que fazem linha para as quatro cidades onde a operação foi deflagrada, o delegado Sérgio Fernando, considera que o trabalho da Polícia Federal foi um sucesso.

“A Operação Poço Branco há seis meses vinha desenvolvendo investigações em vários municípios e hoje culminou com oito prisões e a apreensão de pouco mais de 200 quilos de cocaína e cinco quilos de maconha. As investigações avançaram, evoluíram e conseguimos chegar além do ‘peixe pequeno’. Desarticulamos uma célula maior do tráfico de drogas na região que são as pessoas que aliciavam, que captavam outras para o transporte da droga. Consideramos que a operação foi um sucesso e mais pra frente vamos anunciar os bens arrecadados”, enfatizou.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Assinada Ordem de Serviço para execução do contrato de abastecimento de água


Autoridades na assinatura da Ordem de Serviço
Nesta quarta-feira (12), no plenário da Câmara Municipal de Santarém, foi expedida a Ordem de Serviço do contrato, no valor de R$ 93.700.877,93, para execução de serviços de melhoria e ampliação do abastecimento de água na área urbana de Santarém. Esse é o maior investimento público em saneamento da história do Município. Após as obras, previstas para serem executadas em 24 meses, a cobertura da população urbana atendida por um sistema público de abastecimento de água saltará de 57% para 95%. Participaram do ato solene o vice-governador do Pará, Helenilson Pontes, o prefeito Alexandre Von, a presidente da Cosanpa, Noêmia Jacob, o presidente da Câmara de Vereadores, Henderson Pinto, os deputados estaduais Nélio Aguiar, Hilton Aguiar e Joaquim, o presidente do bairro da Conquista, Antônio Nogueira, que na ocasião representou as diversas lideranças comunitárias e a população, diretamente beneficiada com o serviço.

O prefeito Alexandre Von destacou o papel da Câmara nesse processo. Segundo o gestor santareno, no ano de 2011, foi o Legislativo Municipal quem autorizou a renovação da concessão do serviço de água e esgoto à Cosanpa.

“Sem esse papel que a Câmara desempenhou há três anos, o contrato não poderia ter sido assinado”, lembrou Von.

Dos quase R$ 94 milhões investidos, aproximadamente R$ 54 milhões são provenientes de recursos do Orçamento do Governo do Estado e quase R$ 40 milhões do Orçamento da União. 

Alexandre Von, também, lembrou à Presidência da Cosanpa, que ainda que 95% da população seja atendida com o serviço, ao final de dois anos, os outros 5% ficarão de fora. Para o prefeito é necessário garantir a universalização, para que 100% da população tenha acesso a água de qualidade.

A presidente da Cosanpa, Noêmia Jacob, lembrou que para a realização das obras, a área urbana foi dividida em setores. Desse modo, o acesso a água será imediato, quando as obras, em determinado setor, forem finalizadas.

“Não será preciso por exemplo, os moradores da grande área da Nova República esperarem dois anos para que a água chegue as suas torneiras. Nosso objetivo é facilitar o acesso ao abastecimento de água, assim que os serviços considerados prioritários forem finalizados”, explicou.

Prefeitura vai monitorar obras
 
O prefeito Alexandre Von reiterou que o Município vai acompanhar de perto a execução do contrato e o cumprimento do cronograma, na condição de Poder Concedente.

“O papel da Prefeitura será o de monitorar, fiscalizar e acompanhar passo a execução desse contrato. E nós faremos isso em parceria com a Câmara e as entidades comunitárias”, disse.

A empresa CMT Engenharia Ltda, líder do Consórcio Águas de Santarém, vencedor da licitação pública, será a responsável pela execução do contrato. Além das obras previstas, com a implantação de oito novos poços de 250 m para captação de água e a construção de quatro novos reservatórios de apoio, com capacidade de 4.400 m³, serão concluídos quatro reservatórios de apoio, com capacidade total de 11 mil m³ e serão recuperados dois reservatórios de apoio e um elevado.

Relação de bairros cobertos pela obra

PAC I
 
Zona 1: Laguinho, Salé, Liberdade, Centro, Aldeia e Mapiri;
Zona 2: Santíssimo, Santa Clara, Aparecida e Jardim Santarém;
Zona 3: Aeroporto Velho e Caranazal;
Zona 4 (setor leste) – Diamantino, Esperança, Santana, Livramento I e II.

PAC II

Nova República, São Francisco, Santo André, Matinha, Floresta, Vitória-Régia, Jutaí, Maicá, Pérola do Maicá, Urumari e Jaderlândia. (CCOM/PMS)