![]() |
| Equipe do projeto e alunas de Pedagogia do Iespes |
A programação iniciou às 10h30, no Espaço de Brincar, localizado no 2º andar do HRBA, e contou com a participação de todos os incentivadores do projeto, como a diretora do Iespes, professora Deliana Maria dos Santos Avelar. “Este é um desafio muito grande e uma oportunidade de conhecimento para todos nós. Eu tenho certeza que esta parceria vai se fortalecer, e nós vamos conseguir bons frutos”, declarou a diretora, após informar que o próprio ambiente hospitalar foi um desafio para as acadêmicas, que estão desenvolvendo atividades fora do ambiente educacional.
A ideia de realizar o projeto surgiu a partir da coordenadora das Unidades de Internação do HRBA, enfermeira Vanja Kzan Colares Neves, e está baseado no que prevêem a Constituição Federal e o Conselho Nacional da Educação. “É extremamente gratificante capacitar alunos e profissionais do HRBA para um novo conceito de assistência à saúde, que valoriza a vida humana e proporciona a essas crianças a oportunidade única de conhecimento, sendo uma via de mão dupla, pois quem ensina também está aprendendo”, afirmou Vanja Kzan.
A coordenadora do curso de Pedagogia, Maria do Socorro Bentes, destacou o trabalho desenvolvido pelas alunas. “Nós abraçamos a causa pela grandeza de fazer este trabalho, e aqui, por meio da pintura, do desenho, dos textos e da leitura, a gente consegue transformar o ambiente e, por um tempo, as crianças conseguem viajar e esquecer que estão no hospital. É um grande aprendizado”, complementou a coordenadora.
Recuperação - O diretor de Ensino e Pesquisa do HRBA, Luiz Fernando Gouvêa, frisou o significado amplo deste projeto, que além de proporcionar aprendizado também contribui para a recuperação das crianças. “É importante lembrar que esse projeto é uma oportunidade única para os alunos da graduação, pois é uma atividade que não irão encontrar em qualquer hospital. Essa parceria traz uma concepção de hospital diferente para as crianças, visto que estarão aprendendo ao mesmo tempo em que são assistidas”, disse o diretor.
O projeto “ABC Brincando no HRBA” é realizado diariamente, e atende em média até seis crianças por dia, sendo que na segunda, terça, quinta e sexta-feira as atividades são práticas, e nas quartas-feiras acontece o planejamento das atividades.
Para o diretor geral do HRBA, Hebert Moreschi, “é uma alegria implantarmos um projeto como esse em nossa cidade. Educação e saúde é uma parceria que dá muito certo. Nós enxergamos o paciente em todos os seus aspectos. Proporcionar um processo educacional no ambiente hospitalar é uma forma de inclusão, e de permitir que as crianças em tratamento possam ter atividades, como as demais que estão em suas casas”. (Ag. Pará)

Nenhum comentário:
Postar um comentário