Anúncio

Anúncio

quarta-feira, 11 de março de 2009

Polícia faz busca e apreensão na casa do empresário Washington Canté

Sílvia Vieira

Hoje, 11, por volta das 9h00, a Polícia Civil do Pará foi acionada pela Justiça para cumprir mandado de Busca e Apreensão na residência do empresário Washington Canté, sobre o qual pesa acusação de estelionato. O empresário já estava sendo investigado pela polícia há algum tempo e recentemente foi notícia por conta do fechamento de sua empresa, a Garantia Veículos.

Dando cumprimento ao mandado de busca e apreensão, a polícia levou da casa do empresário alguns documentos e computadores que ficarão à disposição da Justiça para coleta de provas. A documentação foi levada para a Seccional de Polícia Civil e será periciada pelo Centro de Perícia Científica Renato Chaves.

No início da tarde de hoje, o Ministério Público Estadual divulgou a seguinte nota com informações sobre a ação na casa do empresário Washington Canté. Leia a seguir: “Em Santarém, o Ministério Público do Estado, por meio do promotor de Justiça Criminal Harrison Henrique da Cunha Bezerra, acompanhou na manhã desta quarta-feira, 11, o cumprimento de mandado de Busca e Apreensão na residência do empresário Washington Canté, proprietário de uma revendedora de carros no município.

A ação ocorreu em conjunto com a polícia civil, comandada pelo delegado Jamil Casseb. O empresário é alvo de inquérito policial por crime de estelionato, sendo a busca e apreensão pedida pelo MP com objetivo de produzir provas contra o empresário, que lesou inúmeras pessoas na cidade.

Além de documentos da empresa, foram encontrados cheques, cartões, carteiras de habilitação e uma arma de fogo adulterada na residência do empresário. Por esse motivo, a esposa de Washington, Michela Lima, que se encontrava no local, foi autuada em flagrante delito por posse ilegal de arma. De acordo com o promotor, o Ministério Público sentiu-se na obrigação de acompanhar a ação, a fim de garantir a legitimidade do ato, de grande repercussão na sociedade santarena.

O golpe aplicado pelo empresário está sendo investigado há cerca de seis meses pela polícia de Santarém. As denúncias das vítimas relatam que, ao preencher o cadastro na empresa, tinham seus nomes incluídos em financiamentos de veículos sem que autorizassem. Com a repercussão do caso, espera-se que mais vítimas compareçam à polícia.

O empresário ainda está na condição de investigado. Após a análise dos documentos encontrados, poderá ser pedida a sua prisão preventiva. O mesmo não se encontrava no local no momento da ação policial”.

Na tarde de hoje, o empresário Washington Canté deixou uma nota na Caixinha de Comentários do blog do Jeso, na qual diz ser vítima de perseguição.

Segundo a nota, desde que Garantia Veículos, empresa que Washington comandava fechou por causa de uma crise no setor automobilístico, ele e sua família são perseguidos pela polícia.

Perseguição, segundo ele, por ter participado de campanha eleitoral no ano passado do deputado federal Lira Maia.

Washington Canté teria, naquela ocasião, entre outros favores, disponibilizado carros de sua empresa para a campanha do candidato do DEM à prefeitura de Santarém.

Sem citar nomes, o empresário afirma que um delegado teria pedido dele R$ 15 mil, “para que parasse” com a perseguição que estava sofrendo.

“Como não concordei em pagar, ele virou um perseguidor contra mim” – afirma Washington, encerrando a nota.

Até o fechamento desta matéria, o empresário Washington Canté não foi localizado pela reportagem do Portal na Hora para comentar o assunto.

Nenhum comentário: