Anúncio

Anúncio

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Santarém pode ganhar "Fazenda da Esperança"


Por Sílvia Vieira

Fazenda da Esperança é como se intitulam as comunidades terapêuticas que abrigam jovens dependentes químicos ansiosos em se livrar das drogas e do álcool. O projeto é desenvolvido por uma associação de fiéis com o apoio da Igreja Católica em vários cantos do mundo e pode ser implantado em Santarém. A primeira semente do projeto está sendo plantada em meio a um encontro de bispos alemães com padres da diocese de Santarém, que está acontecendo nas dependências do Seminário São Pio X.

Durante o encontro, do qual também participam Dom Severino de França e o bispo de Santarém Dom Esmeraldo, os bispos alemães manifestaram o desejo de implantar em Santarém uma unidade do projeto "Fazenda da Esperança" que dedica-se a diversas atividades sociais, notadamente ao tratamento de jovens dependentes químicos que desejam se libertar do vício.

A primeira "Fazenda da Esperança" no Brasil foi implantada na cidade de Guaratinguetá, interior de São Paulo (SP), na década de 80 pelo jovem Nelson Giovaneli que foi incentivado pelo pároco de sua igreja frei Hans Stapel.

A Fazenda da Esperança se espalhou do oriente para o ocidente ganhando proporções globais. Ficou ainda mais conhecida no mundo depois da visita do papa Bento XVI à comunidade das Pedrinhas na cidade onde nasceu esse trabalho no interior de São Paulo em 2007.

Atualmente, há unidades da Fazenda Esperança em todas as regiões do Brasil, sendo que, no Estado do Pará são atendidos com o projeto os municípios de Bragança e Abaetetuba.

Nenhum comentário: