Dezenas de pessoas participaram na tarde de ontem, no hall da Prefeitura de Santarém, da solenidade que marcou a saída (temporária) da prefeita Maria do Carmo, em função da negativa ao pedido de liminar para que ela pudesse tomar posse e continuar governando o município até que fosse julgado o mérito da ação que pede o indeferimento do registro da sua candidatura.
O que era para ter sido uma grande festa popular transformou-se num momento de muita tristeza para todos aqueles que foram às urnas no dia 05 de outubro manifestar o seu desejo de ver a prefeita Maria do Carmo ser reeleita para o segundo mandato com uma diferença de mais de 15 mil votos em relação ao segundo candidato (dep. federal Lira Maia), cuja coligação ingressou junto à Justiça Eleitoral com ação pleiteando o indeferimento do registro da Prefeita Maria do Carmo pelo fato desta não ter se desincompatibilizado do cargo de Promotora de Justiça em tempo hábil.
Registro Indeferido - Embora Maria do Carmo estivesse amparada por uma autorização do Ministério Público para que pudesse concorrer ao cargo de prefeita de Santarém sem precisar abdicar da carreira de promotora de justiça, o TSE indeferiu por 4x3 votos o registro de Maria, cerca de 15 dias antes da data marcada para sua posse.
Os advogados de Maria do Carmo ingressaram com recurso pedindo liminar de efeito suspensivo para a decisão do TSE até que o Supremo julgasse o mérito da questão. Se a liminar fosse concedida, Maria do Carmo poderia tomar posse de continuar à frente da Prefeitura. Como a liminar não foi deferida, Maria teve que se afastar da Prefeitura e ontem à tarde, assumiu o cargo de prefeito interino, o vereador José Maria Tapajós (PMDB), eleito presidente da Câmara.
Na solenidade de posse, foram renomeados os secretários e coordenadores municipais que já faziam parte do Governo da Prefeita Maria do Carmo. A exceção, ficou por conta de Inácio Corrêa, que pediu exoneração do cargo de secretário de Governo em 05 de dezembro de 2008.
Emoção - Em seu discurso, a prefeita Maria do Carmo agradeceu emocionada o apoio dos familiares, dos secretários e coordenadores municipais, da militância do PT, dos servidores, colaboradores e da população que confiou no seu projeto de Governo. Disse acreditar que seu afastamento é temporário e se colocou à disposição do prefeito interino José Maria Tapajós para dar todas as informações de que ele precisar para tocar a administração do município de Santarém até que o STF se manifeste a respeito do recurso.
Populares que assistiam ao discurso de Maria foram às lágrimas quando a gestora relembrou a dificuldades e perseguições sofridas durante os quatro anos de seu mandato e na recente campanha eleitoral pela Prefeitura de Santarém.
Maria do Carmo foi muito aplaudida quando disse que estava se afastando da Prefeitura de cabeça erguida e com sentimento do dever cumprido porque teve zelo pelo bem-estar dos cidadãos santarenos e pela correta aplicação do dinheiro público. "Quero lembrar aos senhores e senhoras que não respondo processo e que não fui cassada. Tive minha candidatura indeferida pelo TSE. Não respondo processo por apropriação de verbas públicas", enfatizou.
Um dos raros momentos de riso durante o discurso da prefeita, foi quando ela fez um trocadilho. "O povo queria ver Maria e José na Prefeitura, mas Deus quis que Santarém fosse administrada, mesmo que temporariamente, por José Maria".
Sem mudanças - O prefeito interino José Maria Tapajós iniciou sua fala tranquilizando os servidores e a população de um modo geral no que se refere ao funcionamento da máquina pública. "Não fui eleito para ser prefeito de Santarém. O povo me legeu para o 6º mandato de vereador, então o povo de Santarém não pode esperar que eu tenha compromisso com outro projeto político que não aquele que eu ajudei a colocar na Prefeitura, que é o projeto da prefeita Maria do Carmo. Os serviços de infra-estrutura não podem esperar, o doente que precisa de ambulância ou de ambulancha também não pode esperar. As diretoras de escolas podem dar continuidade ao processo de lotação porque os alunos também não podem ficar à mercê de mudanças administrativas. Conto com os sercretários e coordenadores que acabaram de ser renomeados e peço o empenho de todos para que os santarenos continuem contando com o atendimento necessário em todas as áreas da administração municipal. O compromisso de vocês agora não é só comigo, mas com o povo de Santarém e com a Câmara Municipal de Vereadores, casa da qual eu faço parte", finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário