Anúncio

Anúncio

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Adiada data para divulgação do resultado final do concurso da Prefeitura de Santarém

A Prefeitura de Santarém, através do titular da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD) e presidente da Comissão do Concurso Público, Kássio Almeida Portela, torna público que, em razão do grande volume de documentos entregues por candidatos que não constavam nas listas referentes à prova de títulos e ao critério de desempate, originou-se grande demanda (não prevista) e a análise criteriosa dos mesmos, para evitar quaisquer dúvidas, exigiu uma mudança no cronograma definido em edital.

Sendo assim, o CETAP (empresa responsável pela realização do concurso) solicitou e a Comissão do Concurso, após análise, concordou em alterar o Anexo II do edital 001/2008 - CRONOGRAMA, referente aos prazos. As alterações já estão disponíveis no site www.cetapnet.com.br, a partir de hoje, 31 de outubro.

"Desta forma, o prazo para a divulgação do resultado final preliminar, marcado para esta sexta-feira, 31 de outubro, foi transferido para o dia 01 de dezembro de 2008. Cumpre ressaltar que, em conseqüência da necessária mudança, todos os demais prazos tiveram que ser alterados. Sendo assim, a homologação do resultlado final do concurso, prevista para o dia 10 de novembro, foi prorrogada para 12 de dezembro do presente ano", explicou Kássio Portela, acrescentando que todas as informações oficiais referentes ao concurso, devem ser buscadas no site www.cetapnet.com.br

Escola da Floresta vai sediar oficina sobre animais peçonhentos

No período de 12 a 23 de novembro será realizado o III Encontro do Instituto Butantan na Amazônia. Uma das oficinas será desenvolvida na Escola da Floresta, localizada no quilômetro 26 da Rodovia Everaldo Martins, onde está prevista a realização da oficina sobre Animais Peçonhentos do Oeste do Pará, ministrada pelos técnicos do instituto. Dessa oficina, marcada para o dia 17 de novembro, vão participar alunos da Escola Municipal Paulo Rodrigues, professores das escolas do Eixo Forte, comunitários da região e a equipe da Escola da Floresta.

Serão repassadas informações sobre a identificação de animais peçonhentos, cuidados necessários para quem é atacado por um desses animais, além de orientações para a convivência harmoniosa com essas espécies no meio ambiente.

Também fazendo parte da programação do III Encontro do Butantan, haverá uma exposição de trabalhos da Escola da Floresta no Terminal Fluvial Turístico de Santarém, de 16 a 22 de novembro. Serão expostas as produções dos alunos durante as oficinas de educação ambiental, trabalhos pedagógicos da equipe e mudas de plantas.

A Escola da Floresta foi inaugurada em junho de 2008 e atende alunos da Rede Municipal de Ensino com oficinas de educação ambiental a partir do contato com o ambiente natural. O espaço é coordenado pela professora Clarice Rabelo.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Seminário discute viabilidade de pavimentação da BR-163

Prefeita Maria do Carmo destacou importância do asfaltamento da BR-163 para o desenvolvimento da região - foto: Ronaldo Ferreira


Começou hoje pela manhã, no Auditório da Universidade do Estado do Pará (UEPA) em Santarém, o seminário "Plano BR-163 Sustentável: Entraves, Desafios e Expectativas", promovido pelo Consórcio pelo Desenvolvimento Sócio-ambiental (CONDESSA) da BR-163, com a presença de representantes da sociedade civil, movimentos sociais e órgãos governamentais.

A Governadora Ana Júlia Carepa e a Prefeita Maria do Carmo participaram da abertura do evento que tem como enfoque o ordenamento territorial e gestão ambiental, infra-estrutura para o desenvolvimento, fomento a atividades produtivas sustentáveis, inclusão social à cidadania e modelo de gestão do plano.

O seminário também visa fortalecer a mobilização social em torno da efetivação do Plano BR-163 Sustentável, dar visibilidade à problemática de execução do plano e estabelecer uma agenda de compromissos em torno da efetivação do Plano, com responsabilidade e prazos claramente definidos.

A prefeita Maria do Carmo ratificou a importância do asfaltamento da Rodovia Santarém-Cuiabá como forte fator de desenvolvimento da região. "Queremos um desenvolvimento pautado na realidade de cada município amazônico. Esse plano foi uma conquista histórica para nós, pois sabemos quais são os problemas que nos afligem e quais as soluções. Na minha avaliação o plano avançou, ajudando a mostrar a diversidade econômica de Santarém. Agora, as prefeituras não lutam sozinhas e já podem contar com a parceria dos governos federal e do estado para viabilizar de uma vez por todas essa obra", enfatizou a Prefeita.

O seminário encerra amanhã.

Estudantes inscritos ao Enade já podem consultar locais de provas

Estudantes que irão participar do Enade 2008 podem consultar o local de prova pela Internet, no endereço eletrônico www.inep.gov.br A prova será aplicada no dia 9 de novembro, às 13h (horário de Brasília).

No dia 26 de setembro o Inep informou a todas instituições de educação superior a lista de alunos selecionados para fazer a prova do Enade. É obrigação da IES informar a seus alunos selecionados. No entanto, para se assegurar, todo aluno ingressante ou concluinte dos cursos avaliados pode consultar se foi selecionado para fazer a prova do Enade 2008. Essa prova é obrigatória para o aluno selecionado, constando como integrante curricular. Isso significa que, não cumprindo com essa obrigação, o aluno não poderá colar grau.

Ingressantes são aqueles alunos que, até o dia 1º de agosto, concluíram entre 7% e 22% da carga horária total do curso. Concluintes são os que, na mesma data, cumpriram pelo menos 80% da grade curricular.

O Inep está enviando, aos estudantes selecionados, cartão com informações sobre o local, data e horário de prova. No entanto, o não recebimento do cartão não indica que ele não fará a prova. Para realizar o Enade, basta levar consigo um documento de identidade com foto. Caso haja dúvidas, o aluno deve entrar em contato com o coordenador de seu curso.

Nesta edição do Enade serão avaliados os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química; além dos cursos superiores de tecnologia em: Construção de Edifícios, Alimentos, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.

PGE abre inscrições para cargo de Procurador

A Procuradoria Geral do Estado (PGE), a partir de hoje, abre as inscrições para o preenchimento de cinco vagas para procurador do Estado do Pará.

O edital do concurso público, lançado pelo Governo do Estado, foi publicado na edição desta terça-feira (28) do Diário Oficial. O concurso será organizado pela PGE e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção Pará. As inscrições poderão ser feitas até o dia 27 de novembro. Os candidatos devem ser bacharéis em Direito. As pessoas com deficiência, que preencherem os requisitos para o concurso, irão disputar uma vaga.

No Pará, existem 87 procuradores lotados em Belém, mas alguns respondem por processos no interior do Estado.

Os procuradores do Estado representam em juízo o Estado do Pará, defendendo os três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, e ainda o Ministério Público Estadual, os Tribunais de Contas do Estado e Municípios. Desempenham o papel de consultoria jurídica da administração direta e auxílio da indireta, além de ter competência para defender os interesses da sociedade em geral mediante ações civis públicas nos mais diversos ramos do direito, como agrário e ambiental. Possuem, ainda, competência exclusiva para, por meio de ação fiscal, cobrar os impostos dos maus pagadores.

Para o procurador Geral do Estado, Ibraim Rocha, o concurso significa o fortalecimento e o respeito pela impessoalidade, o que favorece o combate à corrupção e contribui para o respeito da legalidade nos atos administrativos.

Câmara de Associações Comerciais do Oeste do Pará será criada nesta quinta-feira

A Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), juntamente com as associações dos municípios da região Oeste do Pará, criam nesta quinta-feira, 30, a Câmara de Associações Comerciais do Oeste do Pará, entidade que vai congregar todas as associações dos municípios da região, buscando soluções para os problemas regionais e contribuindo com o desenvolvimento do oeste do Estado.

Presidentes e diretores das associaçoes comerciais dos municípios da região estarão no evento, no qual será elaborado o estatuto da nova entidade e eleição da primeira diretoria.

A reunião para criação da Câmara acontece a partir das 19 horas, no auditório da ACES.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Reiniciam obras de construção do trapiche flutuante na segunda etapa da Orla

Obras de construção do trapiche flutuante foram retomadas esta semana - foto: Ronaldo Ferreira
A obra de construção da escadaria e do trapiche com flutuante para atracação de embarcações na segunda etapa da orla foi retomada esta semana pela Construtora Mello de Azevedo.

Não foi possível fazer o serviço no período em que a segunda etapa da orla foi inaugurada por conta do período de cheia. Agora a obra avança a todo vapor, para que seja entregue à população mais uma alternativa para atracação de embarcações, principalmente para as comunidades ribeirinhas que são usuárias daquela área para embarque e desembarque.

Festival do Charutinho agita Ponta de Pedras

Através da Secretaria Municipal de Turismo, a Prefeitura de Santarém, juntamente com a Comunidade de Ponta de Pedras, realiza nos dias 14, 15 e 16 de novembro de 2008, o VI Festival do Charutinho.

A intenção dos idealizadores do evento é valorizar o potencial turístico de Ponta de Pedras, resgatando a cultura local estimulando a participação comunitária, motivando ou despertando a população santarena a conhecer e divulgar a culinária regional e proporcionar atividades culturais e esportivas como um instrumento de entretenimento.

A comunidade – Fundada em 1910, Ponta de Pedras recebeu este nome por existir um grande amontoado de pedras na ponta da enseada. A localidade era conhecida como Pedra da Tomásia, em homenagem à proprietária do lugar.

Atualmente, a comunidade possui uma área de 500 metros de frente por 1000 metros. A descoberta da potencialidade turística de Ponta de Pedras deu-se em 1992. Além da praia, o atrativo natural da comunidade mais freqüentado, os visitantes podem apreciar o belíssimo artesanato, degustar doces, pratos típicos e, especialmente, o famoso e delicioso charutinho, pescado que dá nome ao Festival.

SEMTUR aposta no projeto de revitalização de placas de identificação de ruas

Placas de identificação de vias públicas serão revitalizadas - foto: Ronaldo Ferreira


A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Turismo e Integração Regional (SEMTUR), iniciou a execução dos Projetos de Revitalização das Placas de Identificação e de Sinalização Turística das Vias Públicas de Santarém.

A iniciativa é uma resposta à pesquisa de demanda realizada em abril deste ano, quando 16% dos entrevistados definiram como prioridade a necessidade de ter uma sinalização turística e a identificação das vias públicas da cidade.

A primeira fase dos projetos está sendo realizada nas vias Francisco Corrêa, Cuiabá, Rui Barbosa e Tapajós, algumas das mais utilizadas pelos turistas quando visitam a cidade. "Existe uma necessidade do próprio morador e do visitante para se deslocar na área do município identificando as vias de acesso", resumiu Arnoudo de Andrade, Secretário de Turismo.

Governadora Ana Júlia Carepa anuncia reativação de distritos industriais

Foi lançado na última terça-feira, 28, edital de concorrência pública para as obras de reativação do Distrito Industrial (DI) de Ananindeua que hoje conta com 42 empresas em funcionamento, enquanto outras 45 fábricas que compraram lotes no local fecharam as portas nos últimos anos por falta de infra-estrutura.

Por ocasião da assinatura do edital em cerimônia realizada na fábrica da empresa Sococo, a governadora Ana Júlia Carepa anunciou que o investimento do Governo do Estado na reestruturação do DI de Ananindeua é de R$ 6,2 milhões. Tais recursos serão aplicados na revitalização da área, que inclui a pavimentação de aproximadamente dez quilômetros de vias, construção de ciclovia, faixa de pedestre, quadra para esportes e um centro de convivência destinado ao atendimento dos operários do distrito.

A governadora Ana Júlia também assinou Ordem de Serviço para os trabalhos de reconstrução do Distrito Industrial de Icoaraci, em Belém. As obras de recuperação de via devem começar ainda este ano. Um total de R$ 32 milhões serão investidos na reestruturação dos distritos industriais de Marabá, Ananindeua e Icoaraci.

Os municípios de Santarém e Barcarena também deverão ser contemplados com recursos do Governo do Estado para implantação dos seus distritos industriais.

Ao final da cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço, o secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Maurílio Monteiro, disse que o objetivo é a integração dos distritos, por meio de hidrovias, que também farão parte dos projetos de infra-estrutura do Governo do Pará. "Trabalhamos para que o Estado cresça muito e de modo articulado", disse Maurílio.

Cargill troca gerente do porto em Santarém

A Cargill informou que o gerente operacional do seu terminal portuário em Santarém, Antônio Boal, retornou ao escritório central da empresa, em São Paulo. O porto está neste momento sem gerente, mas a empresa informa que ainda este mês irá anunciar o nome do novo gerente.

A troca acontece em um momento crucial para a empresa, que ainda este ano deverá ter submetido a audiências públicas os Estudos de Impactos Ambientais do seu terminal portuário. A empresa gerente que as atividades em andamento não serão impactadas, mas não falou nada se a decisão do gerente tem relação com as audiências públicas. Boal, segundo a empresa, foi quem decidiu adiantar a sua volta a São Paulo.

As audiências públicas para debater os estudos ambientais do porto da Cargill em Santarém devem ocorrer ainda este ano, uma ves que os estudos já foram entregues à Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema), que vai marcar as datas das audiências. O Relatório de Impactos Ambientais (Rima) - um resumo do Eia - também já foi disponibilizado pela empresa.

Fonte: Site Ecoamazônia

Prazo de impostos pode ser flexibilizado para micro e pequenas empresas

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse na última terça-feira (28) que a flexibilização no prazo de recolhimento de impostos está entre as novas medidas estudadas pelo governo para ajudar as empresas brasileiras nesse momento de aperto de crédito na economia, informa a Folha Online.

"Essa medida está sendo cogitada, mas temos de olhar o impacto sobre as contas públicas, sobre a arrecadação. Nós temos de olhar os dois lados, mas estamos vendo essa questão", afirmou o ministro durante evento realizado hoje pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

A questão foi levantada pelo presidente da CNI, Armando Monteiro Neto, que defendeu o aumento no prazo de recolhimento de impostos para aliviar o caixa das médias e pequenas empresas.

Durante debate promovido pela entidade, ministro da Fazenda afirmou que já há falta de crédito no Brasil para capital de giro das empresas e também para as exportações, mas que esses problemas são bem menores do que nas economias mais avançadas.

Mantega disse também que é natural que os bancos brasileiros estejam sendo mais cuidadosos na hora de fazerem novas concessões de crédito, devido aos problemas criados pela crise de internacional. "É natural que as instituições financeiras tenham uma posição de mais comedimento, de precaução", afirmou o ministro.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

CNM divulga perfil dos prefeitos eleitos nos municípios

Após o segundo turno das eleições municipais é hora de analisar os resultados. Segundo dados da Confederação Nacional dos Municípios, o PMDB é o partido com maior projeção nacional, com 22% dos votos dos prefeitos eleitos. O PT , por sua vez, foi o segundo partido mais votado nestas eleições, obtendo 15,2% ou 8,5 milhões de votos válidos.

Essa também foi a maior taxa de sucesso da reeleição desde 2000, ano em que houve a primeira reeleição para prefeitos. Dos 3.435 candidatos, 1.168 não se reelegeram. O percentual de sucesso na reeleição dos prefeitos com os resultados do primeiro turno foi de 66%.

Frutos da reeleição, 40,77% dos prefeitos estarão à frente de suas cidades pela 2º vez, indicando que suas primeiras administrações foram aceitas pelas suas comunidades.

Entre os partidos mais tradicionais, o PTB foi o primeiro colocado nas eleições 2008, elegendo 414 prefeitos. O segundo lugar ficou com o PDT - 347 eleitos -, e o terceiro foi o PSB com 311. Alguns partidos de extrema esquerda como PCO, PSTU, PCB e PSOL não obtiveram êxito em nenhuma cidade.

SEMINF prepara cemitérios para Dia de Finados

A Secretaria Municipal de Infra-Estrutura está desenvolvendo várias ações nos cemitérios municipais para o dia 02 de novembro, Dia de Finados. A intenção é melhor recepcionar os visitantes que passarem pelos campos-santos.

A Seminf já executou a limpeza dos cemitérios centrais através de capina e pintura, na parte interna e externa, e agora está limpando a área dos cruzeiros. Já no cemitério do Cambuquira, o cruzeiro também está recebendo manutenção através da recuperação do baldrame. No cemitério do Mararu, a equipe de terraplenagem está recuperando a rua de acesso ao local.

A administração dos cemitérios lembra aos usuários dos logradouros que no próximo dia 30, na sexta, encerra o período para construções em alvenaria, só sendo permitida a limpeza de sepulturas.

No dia 02, domingo, devido ao grande número de visitantes, os sepultamentos só poderão ocorrer pela manhã. Estima-se que mais de 30 mil pessoas passem pelos cemitérios centrais.

Ambulantes - A Seminf ainda dispõe de espaços para os ambulantes que desejem requerer um local para venda de artigos fúnebres. Como todos os anos, os espaços estão situados à Avenida Presidente Vargas, Mendonça Furtado, São Sebastião e Travessa 15 de Agosto (venda de areia).

No Dia de Finados, a Secretaria vai colocar à disposição da população um carro pipa para lavagem de sepulturas e um caminhão com água potável para atender os visitantes nos cemitérios centrais.

Município de Santarém vai sediar projeto piloto da Agenda Cidadã

O Ministério da Educação escolheu Santarém para sediar, no Estado do Pará, o Projeto Piloto Agenda Cidadã, que tem a parceria da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), da Secretaria de Estado de Educação e da Secretaria Municipal de Educação.

O projeto tem o objetivo geral de apoiar a inserção sustentável da escola em sua comunidade dentro de um processo de parceria comunitária na construção da cidadania do estudante. Estarão envolvidos professores e alunos da UFOPA (oriundos do campus local da UFPA e da UFRA – que agora formam a nova Universidade), professores e alunos da Rede Estadual de Ensino e professores e alunos da Rede Municipal.

Amanhã e quinta-feira, os professores municipais e estaduais envolvidos no projeto vão participar do primeiro encontro de formação. Cada dia será trabalhada uma turma diferente.

O encontro será realizado na Sala dois do campus da UFPA, a partir das 08h00, sob a assessoria de Cândido Júnior e Luis Cláudio Malaquias, técnicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde a iniciativa já foi desenvolvida.

O Projeto Piloto Agenda Cidadã é coordenado pelo Prof. Dr. Seixas Lourenço, que também coordena a equipe de implantação da UFOPA em Santarém.

Santarém terá seminário de projetos culturais

O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SECULT), em parceria com a Prefeitura de Santarém, via Coordenadoria Municipal de Cultura, de forma a atender o edital para seleção de 60 pontos de Cultura, promoverá nos dias 31 de outubro, 1º e 02 de novembro, o Seminário de Capacitação em Projetos Culturais.

O evento, que acontece no Amazônia Boulevard, tem como objetivo capacitar, informar e instruir gestores, empreendedores e agentes culturais, com ênfase no Edital dos Pontos de Cultura. A proposta é subsidiar a gestão cultural e oferecer qualificação para instituições sediadas e com atuação comprovada na área cultural há pelo menos dois anos no Estado do Pará.

O projeto Pontos de Cultura, criado pelo Ministério da Cultura (Minc), por meio do Programa Cultura Viva, pretende criar novos espaços para o incentivo e acesso à cultura através de repasses de recursos para instituições que atuem na produção artístico-cultural no estado.

O Pará foi o terceiro Estado a lançar o Edital, após os estados da Bahia e do Maranhão.O Pará está recebendo o programa graças à iniciativa do governo do Estado que firmou convênio com o Minc em abril deste ano, quando o então ministro da Cultura Gilberto Gil esteve em Belém e assinou a iniciativa. O edital é o resultado de uma longa articulação que integrou os órgãos governamentais e a sociedade civil em torno das políticas públicas de descentralização das ações e democratização do acesso aos bens culturais, a partir das diretrizes do Programa "Pará, Terra de Direitos", do governo do Estado.

Atualmente, o Brasil conta com 630 pontos de cultura, sendo que, no Pará, são 20 pontos, distribuídos entre: 14 Pontos de Cultura, que desenvolvem as ações sociais previstas pelo Programa e especificadas nos editais; 3 Pontões de Cultura, que são responsáveis pela articulação entre os Pontos de Cultura; e os 3 Pontos de Redes, que, por sua vez, são os que servem para garantir a integração entre os Pontões.

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO:
31 de outubro de 2008:
Manhã: Abertura / Palestra “Pará, Mais Cultura” (aberta ao público)Tarde: Oficina de Capacitação em Projetos Culturais (25 a 40 vagas ofertadas para associações habilitadas a participar do edital)
01 e 02 de novembro de 2008:
Manhã/Tarde: Continuação da Oficina de Capacitação em Projetos Culturais.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Anjinha da guarda - Estudante Nayara faz homenagem à amiga Eloá no Orkut

A estudante Nayara Silva, de 15 anos, homenageou a amiga Eloá Cristina Pimentel, nesta sexta-feira (24), no site de relacionamentos Orkut.

Eloá morreu na noite de sábado (18) após seu ex-namorado Lindemberg Alves, 22 anos, mantê-la sob cárcere privado por mais de 100 horas. Nayara foi baleada no rosto durante a prisão de Lindemberg, mas foi operada e teve alta nesta quarta-feira (22).

Nayara se identifica agora, em seu perfil no Orkut, com uma foto em que há escrito: "Eloá, te amo".

Ela também escreveu uma declaração de amor para Eloá. "Eu daria a minha vida por ela, mas infelizmente não coube a mim assegurar a vida dela. Mas, eu tenho certeza que a nossa amizade e o nosso amor vai muito além desse mundo. A gente ainda vai se encontrar", diz a adolescente no texto.

"Existe anja mais perfeita que essa?", questiona Nayara após descrever Eloá na homenagem.

"Pois então que 'sorte' a minha, pois essa é a minha anja, a minha estrela-guia, aquela que vai guiar meus passos até quando eu puder ir pra junto dela novamente", concluiu a adolescente no texto no Orkut.

Senado toma medida para evitar novas contratações de parentes

Os novos funcionários contratados para cargos comissionados terão de assinar um termo de compromisso declarando não ser parente de senadores ou servidores que ocupam cargo de chefia.

A medida foi proposta pela comissão criada pelo presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), para resolver os casos de nepotismo e será implementada por meio de um ato da Diretoria Geral da Casa, informou o presidente da comissão, Sérgio Penna, nesta sexta-feira (24).

De acordo com Sérgio Penna, a medida irá evitar a volta do nepotismo à Casa. “Há uma proposta da comissão de que previamente à contratação dos servidores seja informado, declarado sobre as penas da lei, a respeito de vinculações dessa ordem”.

Penna afirma que, com as 86 demissões realizadas, o assunto nepotismo no Senado é encerrado. Ele faz a ressalva, no entanto, de que pode surgir algum outro caso se algum funcionário estiver de férias e não tenha tomado conhecimento da decisão. O presidente da comissão garante que a orientação é a mesma: demissão. “O trabalho da comissão está encerrado. No entanto, se surgir mais algum nome, algum chefe de gabinete que esteja em férias e que só agora tome conhecimento, evidentemente, ele vai declarar alguma coisa que reflita em novos nomes”, disse Penna.

Desde a edição pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da súmula, no dia 29 de agosto, proibindo o nepotismo nos três poderes, 86 parentes foram demitidos no Senado. Outros oito servidores preferiram eles próprios deixarem cargos de chefia para manter o emprego de parentes.

Do G1, em Brasília

Documentário ‘Mataram a irmã Dorothy’ é éxibido durante Mostra em São Paulo

A missionária americana Dorothy Stang, assassinada no Pará, em 2005 (Foto: Divulgação)

A missionária americana naturalizada brasileira Dorothy Stang ficou famosa por seu trabalho de preservação da Amazônia, mas ganhou as páginas dos jornais brasileiros e internacionais em 2005, ao ser assassinada com seis tiros, um deles na nuca.

O filme “Mataram a irmã Dorothy”, em cartaz na 32ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, vem recontar não apenas o crime, mas também seus bastidores, o julgamento dos acusados e, como não poderia deixar de ser, a luta de "irmã Dorothy", como a freira era conhecida, no interior do Pará.

Aos 73 anos, com fala mansa e normalmente sorrindo, Dorothy Stang desenvolvia um trabalho de conscientização e preservação da floresta, ao mesmo tempo em que tentava colocar em prática o PDS (Projeto de Desenvolvimento Sustentável), que visava assentar famílias em áreas estabelecidas pelo Governo Federal e conciliar a produção familiar com a utilização sustentável da floresta.

A freira vivia em conflito constante com os grandes fazendeiros da região, que além de queimar áreas de vegetação para a instalação pastos, alegavam ser proprietários de terrenos nos quais ela pretendia desenvolver seu projeto.

Dirigido pelo norte-americano Daniel Junge, o documentário “Mataram a irmã Dorothy” remonta com sucesso as peças dessa disputa, dando voz a ambos os lados envolvidos -os fiéis seguidores de Dorothy, que ainda hoje tentam superar sua ausência, e os fazendeiros e trabalhadores de latifúndios, que criticam sua política e sua forma de atuação e, mesmo diante das câmeras, não se inibem em chamá-la de “demônio”.

Mas os três anos de trabalho de Junge, que culminaram em 400 horas de filmagens, traz muito mais para o espectador: é um convite à indignação. Logo após o assassinato da freira, os primeiros suspeitos são presos. E levam a outros suspeitos, grandes fazendeiros que, de acordo com a acusação, teriam encomendado a morte da missionária. Nesse ponto a Justiça Brasileira é coloca em xeque.

As câmeras do cineasta acompanham o trabalho da promotoria, a luta da família e dos amigos de irmã Dorothy pela federalização do processo, que, eles acreditam, poderia ser manipulado caso se desenrolasse no Pará. A Justiça nega o pedido, e logo fica claro que o receio não era infundado. Chega a soar como ficção o comportamento da equipe de advogados de defesa, comandada por Américo Leal -o mesmo que conseguiu a absolvição dos três comandantes da operação policial que matou 19 sem-terra em Eldorado do Carajás em abril de 1996-, sempre rindo e tratando a vítima de forma desrespeitosa e irônica. Durante o julgamento, a situação só piora.

“Esse filme é altamente revelador. Considero fundamental que os representantes do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça assistam-no. Que eles vejam como agem esses advogados”, afirmou o senador Eduardo Suplicy, presente ao debate que aconteceu na quinta-feira (23) à noite, após a primeira sessão do longa-metragem.

Questionado sobre como havia realizado as filmagens de “Mataram a irmã Dorothy”, Junge deu de ombros: “Não sei”. Ele referia-se às cenas que justamente revelam o comportamento dos advogados de defesa, que não se intimidaram em momento algum pela presença das câmeras.

“Esse é o modo como eles agem, e gostam de mostrar que são assim. Não há nada contra eles no Pará, é um ambiente de impunidade. A imprensa foi muito sensacionalista na cobertura desse caso, e acho que eles apreciaram aquela oportunidade de falar diretamente para a câmera. É como dizem: você dá corda suficiente e a pessoa se enforca”, afirmou o cineasta, que estava acompanhado ainda do procurador federal Felício Pontes Júnior, do coordenador da Campanha de Amazônia do Greenpeace, Paulo Adário, do ator Wagner Moura, que narra o documentário, e de irmã Rebeca, amiga mais próxima de Dorothy.

“Essa luta é muito maior. Não é só do Pará, é de todos vocês. É do Brasil. Espero que esse filme gere indignação e, mais que isso, que vocês digam: ‘Basta! Isso não pode mais acontecer no Brasil’. Que as pessoas se questionem do que podem fazer para ajudar”, encerrou a freira.

Do G1

Sábado é dia de vacinação anti-rábica

Mais de 110 postos de vacinação estarão funcionando neste sábado, 25 de outubro, das 08h00 às 17h00, vacinando cães e gatos contra a raiva animal. É o Dia D da Vacinação Anti-Rábica, que vai mobilizar mais de 400 profissionais da área da saúde.

A raiva animal, apesar de ser conhecida desde a antiguidade, continua sendo problema de saúde pública nos países em desenvolvimento, principalmente a transmitida por cães e gatos, em áreas urbanas, mantendo-se a cadeia de transmissão animal doméstico/homem.

A raiva apresenta dois ciclos básicos de transmissão: o urbano, que ocorre principalmente entre cães e gatos e é de grande incidência nos países do terceiro mundo, e o silvestre, que ocorre principalmente entre morcegos, macacos e raposas. Na zona rural, a doença afeta animais de produção como bovinos, eqüinos e outros.

No Brasil, a raiva é endêmica, em grau diferenciado de acordo com a região geopolítica. A região Nordeste responde por 54% dos casos humanos registrados de 1980 a 2003; seguida da região Norte, com 17,5%; Sudeste, com 10,8%; Centro-Oeste, com 10,4% e Sul, com 0,4%. Desde 1987 não há registro de casos nos estados da região Sul, sendo o último no Paraná, cuja fonte de infecção foi um morcego hematófago.

De acordo com o Ministério da Saúde, no período de 1991 a 2003, cães e gatos foram responsáveis por transmitir 80% dos casos humanos de raiva; os morcegos, por 10% e outros animais (raposas, gato selvagem, bovinos, eqüinos, gambás, suínos e caprinos), 4,8%. Casos cuja fonte de infecção foi desconhecida representam 4,6%.Cães e gatos a partir de um mês de idade, mesmo as fêmeas que estiverem amamentando, prenhes ou no cio, devem ser vacinados. A aplicação da vacina é de graça.

Este ano, a meta estabelecida pela SEMSA é vacinar 54.031 animais, sendo 42.582 cães e 11.449 gatos. A vacinação contra a raiva é obrigatória para cães e gatos, conforme determina o Ministério da Saúde.

Hoje é Dia Municipal do Rádio

Hoje, 24 de outubro, é dia Municipal do Rádio. A data comemorativa foi instituída em 1998 através de um Projeto de Lei aprovado na Câmara Municipal de Santarém, de autoria do ex-vereador Mário Feitosa. Naquela época, a proposta foi apresentada para celebrar o cinqüentenário do rádio em Santarém.

E neste 24 de outubro de 2008 celebramos os "60 anos de história do rádio em Santarém" com a abertura da I Jornada de Comunicação do Oeste do Pará. A programação de hoje será na Casa da Cultura a partir das 19h30.

Haverá a participação de autoridades, lançamento do site do Sindicato dos Radialistas (www.radialistasdesantarem.com.br) e um Papo Informal, no qual teremos a participação dos radialistas Edinaldo Mota, Sinval Ferreira e Oti Santos que vão falar sobre a história do rádio em Santarém.

A programação desta sexta-feira é aberta aos comunicadores da imprensa santarena, aos acadêmicos de Comunicação Social, aos estudantes do ensino médio e a toda a comunidade.

A I JORCOM é uma promoção conjunta do Sindicato dos Radialistas, das emissoras de rádio de Santarém e dos Cursos de Comunicação Social das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT) e do Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES).

Projeto tanque-rede mostra viabilidade

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAB) fez uma análise positiva do primeiro ano de instalação do Projeto Tanque-rede que busca incentivar a piscicultura na região, proporcionando aos ribeirinhos opções de crescimento da produção familiar e rentabilidade nas comunidades.

Até agora foram construídos 24 tanques-redes em 04 comunidades: Maripá (Rio Tapajós), Costa do Aritapera (Rio Amazonas), Vila Brasil e Anã (Rio Arapiuns). As espécies de alevinos colocados nesses tanques são tambaqui e tambatinga (híbrido do tambaqui e pirapitinga).

O projeto visa acompanhamento direto do desenvolvimento dessas espécies por 12 meses. A equipe que administra os tanques é constituída por biólogos, engenheiros de pesca e técnicos, que atuam nos diversos órgãos que firmaram parceria para execução do projeto: EMATER, Colônia de Pescadores Z -20, SAGRI, SEPAq, ADEPARÁ e ISAM. Após o prazo previsto para estudos, 12 meses, os coordenadores realizaram a 1ª comercialização (despesca) da produção.

A comunidade privilegiada foi Vila Brasil. Cerca de 62 famílias participaram do processo de venda de 500 peixes, além da oportunidade de degustação do pescado, mantido somente com ração.

Para o titular da SEMAB, Osmando Figueiredo, o Projeto é uma prova de que a união dos governos federal, estadual e municipal pode transformar a realidade de comunidades carentes. “Os resultados são uma demonstração da viabilidade da iniciativa. Temos peixes de 2 kg ou mais. Hoje já se pode dizer que a piscicultura é uma realidade. Acreditamos que também é possível integrar os grandes criadores a esse sistema de produção, aumentando a oferta e potencializando o setor”.

Segundo o secretário, a parcela da comunidade de pescadores envolvidos neste sistema de criação, inicialmente, será pequena, entretanto ele acredita que, com o passar do tempo, e mediante as práticas adquiridas, deverá tornar-se cada vez maior, o que certamente virá reduzir a pressão sobre os estoques de peixes nativos e dará suporte econômico aos pescadores durante o período do defeso.

Para o Leonardo Souza, comunitário da Vila Brasil, o projeto é fundamental para assegurar a sustentabilidade das famílias ribeirinhas. “Esses peixes nos garantem fácil alimentação, pois, quando estamos no período da seca, aqui no rio Arapiuns, e ainda no período do defeso, torna-se difícil conseguir o que comer”, resumiu.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Reflexos da crise: Governo autoriza Caixa e BB a comprar bancos privados

A MP é assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelos ministros da Fazenda, Guido Mantega, do Planejamento, Paulo Bernardo, e pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Medida semelhante já foi adotada pelo governo dos Estados Unidos, que comprou participações em algumas instituições financeiras, como as empresas Freddie Mac e Fannie Mae, ligadas ao crédito imobiliário - cerne da crise financeira atual.

Segundo o ministro da Fazenda, essa autorização se deve à crise financeira internacional, que pode interromper o fluxo de capitalização destas empresas. "Diante dessa crise, podemos ter uma interrupção desse fluxo de capitalização. De modo que elas possam ter problemas para dar continuidade aos projetos. Resposta para dar continuidade aos projetos de construção habitacional", disse ele.

O ministro acrescentou que o governo tem dado "importância grande" ao setor imobiliário brasileiro. "É um pólo importante da economia. Tem peso pequeno do ponto de vista do PIB. Do ponto de vista do financiamento, estamos falando de algo como de 3% a 3,5% do PIB. Outros países têm 30%, 40% ou até 50% do PIB. Portanto, essa medida vem no sentido de reforçar o setor habitacional", concluiu.

Instituições financeiras - Também nesta quarta-feira o governo anunciou que a Caixa, e o Banco do Brasil, poderão adquirir instituições financeiras em dificuldades. Essa já é a segunda medida adotada pelo governo federal para dar apoio a instituições financeiras com problemas de caixa. A primeira foi a MP 442, que autoriza o Banco Central a comprar a carteira de crédito de instituições financeiras com problemas de caixa.

Já a MP 443, divulgada hoje, informa que o BB e a Caixa, os dois principais bancos públicos do país, poderão fazer este tipo de operação diretamente ou por intermédio de suas subsidiárias. As instituições que poderão ser compradas são públicas ou privadas. A autorização inclui ainda empresas do ramo de seguro, previdência e capitalização, entre outros. Nos processos, será dispensada a licitação.

Com informações do G1

Ministério do Trabalho abre concurso para 1.822 vagas

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) abriu concurso público para 1.822 vagas - 1.628 são para o cargo de agente administrativo (nível médio), 186 para administrador (graduados em administração) e 8 para economista (graduados em ciências econômicas). Os dois últimos necessitam também de registro nos respectivos conselhos. A carga horária é de 40 horas semanais e a remuneração oferecida é de R$ 1.814,95 para nível médio e R$ 1.949,12 para nível superior.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.cespe.unb.br/concursos/mte2008, entre as 10h de 27 de outubro até as 23h59 de 19 de novembro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 35,00 para nível médio e de R$ 40,00 para nível superior.

A seleção dos novos servidores do MTE será feita por meio de provas objetivas, que avaliarão as habilidades e os conhecimentos dos candidatos.

A prova será aplicada no dia 21 de dezembro, no turno da manhã para quem for concorrer a para administrador e economista, e no turno da tarde para nível médio. A duração de ambas as provas será de 3 horas e 30 minutos. O concurso será realizado nas capitais de todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

Os locais e o horário de realização das provas objetivas serão publicados no Diário Oficial da União e divulgados na Internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/mte2008, na data provável de 10 ou 11 de dezembro.

SEMAB faz parceria no cadastro do seguro-defeso

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, firmou parceira com a Colônia de Pescadores Z-20, para contribuir no processo de cadastramento no seguro-defeso junto ao Serviço Nacional de Emprego (SINE) e ao Ministério do Trabalho.

O seguro-defeso foi criado para ordenar a pesca em nível nacional e paga, até quatro meses por ano, um salário mínimo ao pescador artesanal durante o período em que a captura de pescados está proibida pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Essa proibição varia de época para cada espécie e visa a sua preservação. Agora, seguro visa garantir a reprodução das espécies Tambaqui, Pirapitinga, Curimatã, Matrinxã, Mapará, Fura-calça, Aracu e Pacu.

O início dos cadastros será no dia 05 de Novembro e se estenderá até o dia 20 na cidade e em Arapixuna, Maicá, Ituqui, Tapará, Aritapera e Uricurituba.

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento, José Osmando Figueiredo, a importância de se deslocar para as comunidades é a agilização no processo, além de evitar transtornos aos ribeirinhos. “Queremos assegurar que todos aqueles que têm direito ao benefício possam usufruir dele. Para isso, vamos garantir um pouco mais de comodidade aos pescadores e levar o cadastro até eles. O seguro-defeso é uma arma contra a pesca predatória e uma garantia de sustentabilidade”.

38 escolas confirmadas para I Conferência Infanto-Juvenil

A equipe de organização da I Conferência Municipal Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente reuniu hoje de manhã para discutir sobre a programação do evento que vai ser realizado na próxima segunda-feira, 27 de outubro, no auditório do campus da UFPA, das 8h00 às 17h00. A coordenação confirmou a inscrição de 38 escolas municipais (cidade, rios e planalto).

A Conferência vai envolver alunos de 5ª a 8ª séries de Santarém, das redes municipal e estadual, além de alunos das comunidades indígenas e quilombolas.

Durante a programação serão apresentados os trabalhos elaborados durante as conferências realizadas nas escolas, além da exibição de vídeos, dinâmicas e animação do SESC. Essa programação vai anteceder à Conferência Regional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente que acontece no período de 03 a 05 de novembro, também em Santarém, com representantes dos municípios do Baixo-Amazonas.

As duas conferências fazem parte do processo que construção da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente que será realizada em Brasília, no mês de abril de 2009.

Câmara de Associações Comerciais unirá setor produtivo do Oeste

Unir as entidades empresariais de tida a região oeste do Pará em torno de objetivos e projetos comuns à região sempre foi um sonho. Agora, este sonho está se tornando realidade, com a criação da Câmara de Associações Comerciais do Oeste do Pará, entidade que vai reunir todas as associações dos municípios da região, buscando soluções para os problemas regionais e contribuindo com o desenvolvimento do oeste do Estado. A nova entidade será criada oficialmente neste dia 30 de outubro, em solenidade na Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES).

A Câmara de Associações Comerciais do Oeste do Pará nasce com a missão de unir o setor produtivo em torno de projetos de interesse comum a toda a região, como obras de infra-estrutura, superação de gargalos na economia e ações que visam melhorar o desempenho das empresas, gerando mais emprego e renda. “O nosso maior propósito é fortalecer o setor produtivo, garantindo que as demandas do setor sejam atendidas, beneficiando assim toda a região com crescimento econômico, desenvolvimento social e respeito ao meio ambiente”, diz Olavo das Neves, presidente da ACES.

A nova entidade deve reunir associações comerciais de Santarém, Altamira, Itaituba, Oriximiná, Juruti, Óbidos, Monte Alegre, Novo Progresso, Terra Santa, Alenquer, Novo Progresso e outros municípios da região. A primeira reunião das entidades serve para a criação do estatuto, a fundação da nova entidade e a definição de objetivos comuns e também para traçar um plano de ação inicial. “A criação de uma entidade maior que congregue o setor produtivo da região é um sonho antigo e vai permitir que possamos atuar de forma conjunta em prol do desenvolvimento regional”, avalia Olavo das Neves.

Alguns dos projetos que estão incluídos na agenda comum das entidades e que vai ser bandeira de luta da Câmara são o asfaltamento da BR-163, a transposição do Linhão de Tucuruí para a Calha Norte, a conclusão da Rodovia Transamazônica, a construção da hidrelétrica de Belo Monte e do complexo energético do Rio Tapajós, o asfaltamento da PA-370 e das rodovias estaduais localizadas na Calha Norte, a construção de um novo porto em Santarém, além de outros projetos considerados de extrema importância para todo o oeste do Pará.

A Câmara de Associações Comerciais do Oeste do Pará vai ter uma diretoria, que será formada nesta primeira reunião, e que deverá se reunir periodicamente nos municípios da região para discutir os problemas e apresentar soluções. A nova entidade também é a semente de uma futura federação de associações comerciais, em virtude da criação de um novo Estado na região. A redivisão territorial do Pará será um tema bastante discutido pela nova entidade, que vai defender a criação do Novo Estado.

Abertura da 1ª Jornada de Comunicação do Oeste do Pará será na sexta-feira

A programação de abertura da 1ª Jornada de Comunicação do Oeste do Pará será na próxima sexta-feira, 24 de outubro, Dia Municipal do Rádio, às 19h30 na Casa da Cultura.

A data marca os 60 anos de fundação da primeira emissora de rádio da cidade, a Rádio Clube de Santarém.

A 1ª JORCOM é uma promoção conjunta do Sindicato dos Radialistas, das emissoras de rádio de Santarém e dos Cursos de Comunicação Social das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT) e do Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES).


PROGRAMAÇÃO

24 – 10 – 08 (SEXTA-FEIRA)
19h30 – Solenidade de abertura oficial
Local: Casa da Cultura
- Pronunciamento de autoridades
- Lançamento do site do Sindicato dos Radialistas: www.radialistasdesantarem.com.br
Radialistas: Edinaldo Mota – Sinval Ferreira – Oti Santos
Tema: "Papo Informal"
Coordenação: Jota Ninos e Ednaldo Rodrigues

25 - 10 - 08 (SÁBADO)
16h – Bate Papo Esportivo
Rádio Rural de Santarém (AM 710)
Participação: Cláudio Serique, Oti Santos, Peninha Povão e Nelson Mota
Tema:"A influência do Rádio na difusão do esporte na Amazônia"
Organização: equipe de produção da emissora
Apresentação: Ivaldo Fonseca

26 - 10 - 08 (DOMINGO)
19h – Programa Bazar Brasileiro
Rádio Rural de Santarém (AM 710)
Tema: "A trajetória da música no rádio"
Participação: Pedro Fernando, Jorge Carlos e Francisco Sales.
Apresentação: Jota Ninos

27 - 10 - 08 (SEGUNDA-FEIRA)
13h – Projeto "O Rádio vai à escola"
Colégio Rio Tapajós
Tema: "60 anos de rádio em Santarém"
Radialistas: Sampaio Brelaz, Rosa Rodrigues e Nair Santos

13h15 – Projeto "O Rádio vai à escola"
Escola Paroquial São Francisco
Tema: "60 anos de rádio em Santarém"
Radialistas: Jota Ninos, Ednaldo Rodrigues e Nelson Mota

28 – 10 – 08 – (TERÇA-FEIRA)
15h – Show da Tarde (Mesa redonda)
Rádio Tropical de Santarém AM (650)
Tema: "60 anos do Rádio em Santarém"
Apresentação: Peninha Povão e Valdemir Santos
Organização: Equipe de produção a emissora

19h30 – PALESTRA - Terça Universitária
Instituto Esperança de Ensino Superior - IESPES
Tema: "Comunicação popular na Amazônia"
Palestrante: Magnólio de Oliveira
Organização: Projeto Saúde e Alegria

29 - 10 – 08 – (QUARTA-FEIRA)
9h – Rádio Interativo (Enquete)
Rádio Guarany FM (100,3)
Tema: "Qual a contribuição do Rádio na busca de soluções para os problemas da região?"
Apresentação: Jorge Carlos
Organização: equipe de produção da emissora

30 – 10 – 08 – (QUINTA-FEIRA)
8h - Mesa Redonda
Rádio Tapajós FM (94,1)
Tema: "Como e para quem estamos fazendo rádio?"
Apresentação: Sampaio Brelaz
Organização: equipe de produção da emissora

31 – 10 – 08 – (SEXTA-FEIRA)
8h30 – Programa Show do Povo
Rádio Ponta Negra AM (890)
Tema: "60 anos de história do rádio em Santarém"
Apresentação: Antonio Junior
Organização: equipe de produção da emissora

9h30 - Rural Debate
Rádio Rural de Santarém AM (710)
Tema: "Qual a contribuição do Rádio na luta pelos direitos humanos e pela cidadania?"
Apresentação: Padre Edilberto Sena
Organização: equipe de produção da emissora

14h – Programa Show do Povo
Rádio Ponta Negra AM (890)
Tema: "60 anos de história do rádio em Santarém"
Apresentação: Antônio Júnior
Organização: equipe de produção da emissora

1 – 11 – 08 - SÁBADO
6h - Oficina – Rede Mocoranga de Comunicação
Comunidade de Surucuá – Rio Tapajós
Saída: 6h – Mercadão 2000 - Retorno: 20h - Mercadão 2000
Tema: "A comunicação popular através do rádio"
Organização: Projeto Saúde e Alegria (PSA)

20h – Exposição
Terminal Fluvial Turístico (TFT)
Tema: "A história do rádio em Santarém"
Organização: Turmas de Jornalismo – FIT/IESPES

21h – Programa A Nossa Seresta
Rádio Rural de Santarém AM (710) - Praça do Mirante
Apresentação: Miguel Teixeira
Participação: Eriberto Santos e seresteiros da Amazônia

2 – 11 – 08 (DOMINGO)
7h – Celebração - Ação de graças aos radialistas mortos - Cemitério dos Mártires
Organização: PASCOM (Pastoral da Comunicação da Diocese de Santarém)

8h30 – Programa da PASCOM
Rádio Rural de Santarém AM (710)
Tema: "Homenagem aos radialistas mortos"
Apresentação: Ércio Santos
Participação: radialista Oti Santos
Organização: Equipe de produção da PASCOM

3 – 11 – 08 (SEGUNDA-FEIRA)
08h – Projeto "O Rádio vai à escola"
Escola Paroquial São Raimundo Nonato
Tema: "60 anos de rádio em Santarém"
Radialistas: Jota Ninos, Ronei Oliveira e Albanira Coelho

12h – Projeto "O Rádio vai à escola"
Colégio Dom Amando
Tema: "60 anos de rádio em Santarém"
Radialistas: Ormano Sousa, Edinaldo Mota e Milton Corrêa

4 – 11 – 08 (TERÇA-FEIRA)
09h - Sessão Especial
Câmara Municipal de Santarém
Tema: "O rádio e ética na política"
Organização: Assessoria da Câmara Municipal

5 – 11 – 08 (QUARTA-FEIRA)
14h – Projeto "O Rádio vai à escola"
Escola Boaventura Queiroz
Comunidade São Braz – Eixo Forte
Tema: "A Educação na Amazônia através do Rádio"
Radialistas: Rosa Rodrigues e Milton Mauer
Organização: Projeto Rádio pela Educação

19h – PALESTRA - Quarta Universitária
Faculdades Integradas do Tapajós (FIT)
Tema: "O rádio em Santarém e na Amazônia"
Palestrante: Radialista Santino Soares
Organização: Comissão executiva do evento

6 – 11 – 08 (QUINTA-FEIRA)
19h – OFICINA - Quinta Universitária
Faculdades Integradas do Tapajós - FIT
Tema: "Como usar os recursos da voz"
Ministrante: Radialista Santino Soares
Organização: Comissão executiva do evento

7 – 11 - 08 – (SEXTA-FEIRA)
19h – Dia do Radialista
Apresentação do projeto Troféu Imprensa - 2008
Churrascaria Santo Antônio
Jantar de lançamento do Troféu Imprensa
Organização: Sindicato dos Radialistas de Santarém

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Concurso: Documentos podem ser entregues até sexta

Foi divulgada na última sexta-feira, 17, a lista com a nota definitiva de todos os candidatos que fizeram o concurso público promovido pela Prefeitura de Santarém.

A partir de hoje, até sexta-feira, 24 de outubro, alguns candidatos estão sendo convocados para apresentarem documentação correspondente à prova de títulos (para área de magistério) e critérios de desempate de notas. "Tudo está descrito no edital do concurso. Estaremos recebendo a documentação requerida no horário de 8h00 às 15h00 no CAEC, que fica na Silva Jardim, às proximidades do prédio da TV Amazônia", esclareceu Elias Marinho, chefe de recursos humanos da Secretaria de Administração (SEMAD).

Segundo ele, a Prefeitura não é responsável por informações, mas os servidores da SEMAD estão disponíveis a dar esclarecimentos se qualquer candidato tiver dúvidas. "Hoje atendemos dezenas de pessoas e assim o faremos até sexta-feira".

O edital do concurso está disponível no site www.cetapnet.com.br

O resultado final e a homologação do concurso serão divulgados no dia 10 de novembro próximo.

PAC-Saneamento: Passarela ligará Mapiri ao Maracanã

Serviços para construção da passarela iniciaram próximo à praia do Maracanã
Na Avenida Borges Leal está sendo construída caixa para drenagem de águas pluviais - fotos: Rozinaldo Garcia


As obras do PAC-Saneamento no bairro do Mapiri/Caranazal continuam sendo executadas a todo vapor. Uma das principais construções que estão sendo executadas é a da passarela de acesso ao bairro do Maracanã que se encontra em fase de cravação de estacas e aterramento.



A passarela começou a ser construída no bairro do Maracanã, próximo à praia. Além deste serviço, a construtora Mello de Azevedo também está agilizando o serviço de construção da rede de drenagem profunda em duas áreas, localizadas na Avenida Borges Leal e na Avenida São Sebastião.



Na Avenida Borges Leal, a atividade está centrada na construção das caixas de passagem das águas pluviais (bocas de lobo). Na Avenida São Sebastião, estão sendo colocados os tubos.

Rádio é tema da 1ª Jornada de Comunicação do Oeste do Pará

Os "60 anos de rádio em Santarém" vão ser o tema de destaque da 1ª JORCOM - Jornada de Comunicação Social do Oeste do Pará, que será realizada em Santarém de 24 de outubro (dia municipal do rádio) a 7 de novembro (dia do radialista).

Serão 15 dias de programação, numa verdadeira jornada de atividades que pretende envolver toda a comunidade santarena e da região, através dos meios de comunicação. A I JORCOM terá mesas redondas nas emissoras de rádio da cidade, oficinas de comunicação para estudantes e profissionais, exposição, palestras em escolas e em universidades.

O objetivo principal é o resgate da história do rádio na região, tomando como referência a data de fundação da primeira rádio local, a Rádio Clube de Santarém, fundada em 24 de outubro de 1948 pelo, então, vereador Jonathas de Almeida e Silva.

A I JORCOM é uma promoção conjunta do Sindicato dos Radialistas, das emissoras de rádio de Santarém e dos Cursos de Comunicação Social das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT) e do Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES).

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Obras de reconstrução da ponte no Mojuí avançam

Prazo para conclusão da obra de reconstrução da ponte de Mojui é janeiro de 2009 - foto: Ronaldo Ferreira


A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEMAB), iniciou no dia 22 de Setembro a ação de reconstrução de aproximadamente 25 metros de ponte de concreto na Vila de Mojuí dos Campos e a pavimentação asfáltica do trecho. O prazo para entrega é janeiro de 2009. A obra, orçada em R$ 543 mil, é fruto de uma parceria com a SEDURB.

Segundo a empresa Construtora Mello de Azevedo, que toca a obra, a parte estrutural de muro de arrimo está pronta bem como a recuperação da galeria que permite a passagem da água sob a ponte.

Para o responsável de planejamento da Construtora, Ronaldo de Oliveira, a obra não beneficiará somente aos moradores da localidade, mas também toda a cidade pela facilidade no fluxo de produtos que abastecem as feiras e mercados da área urbana.

A reconstrução promete proporcionar segurança tanto para o trânsito quanto para os pedestres.

O titular da SEMAB, Osmando Figueiredo, ratificou as palavras do técnico. Para ele, a obra é de extrema importância para qualidade de vida dos moradores da região da Vila de Mojuí dos Campos, por facilitar, também, o escoamento da produção das comunidades que cercam a comunidade-pólo.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

IR: Liberado pagamento do 5º lote de restituições

O dinheiro referente ao quinto lote de restituições do Imposto de Renda 2008 (ano-base 2007) estará disponível para saques pelos contribuintes a partir desta quarta-feira (15), segundo a Receita Federal.

Neste lote foram liberadas 1.538.265 restituições, totalizando R$ 1,4 bilhão. O dinheiro virá acrescido de correção total de 6,03%, segundo o órgão. Após a liberação do dinheiro, os valores não receberão mais acréscimo.

A consulta à restituição deste mês está disponível no site da Receita desde o dia 8. Para saber se teve a declaração liberada, basta informar o número do CPF. A informação também pode ser obtida pelo telefone 146.

BB Responde - Quem não informou o número da conta para crédito da restituição deverá procurar uma agência do Banco do Brasil, ou ligar para qualquer agência do BB ou para o "BB responde", no telefone 4004-0001 nas capitais, ou 0800-729-0001 nas demais localidades, para solicitar transferência para sua conta.

Caso o contribuinte não concorde com o valor da restituição, poderá receber a importância disponível no banco e reclamar a diferença na unidade local da Receita Federal.

A restituição ficará disponível no banco por um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la mediante o Formulário Eletrônico (Pedido de Pagamento de Restituição), disponível na internet.

Lote residual - Nesta quinta-feira (16), a Receita Federal vai abrir para consulta o lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física 2005. O dinheiro estará disponível para saque a partir de 23 de outubro, com correção de 46,90%, calculada pela taxa Selic.

Segundo a Receita, serão liberadas 54.441 declarações, das quais 12.618 terão imposto a receber e 37.251 com saldo zero de restituição ou imposto a pagar. O total de restituições chega a R$ 29,2 milhões. O imposto a ser pago soma R$ 142,7 milhões.

Inscrições do Brasil Alfabetizado são feitas nas escolas

As escolas da Rede Municipal estão fazendo inscrições das pessoas interessadas em participar das turmas do Programa Brasil Alfabetizado que devem começar a funcionar em novembro. Pode se inscrever qualquer pessoa com 15 anos ou mais que ainda não teve a oportunidade de aprender a ler e a escrever.

A Secretaria Municipal de Educação também está recebendo inscrição de candidatos para professores-alfabetizadores do programa. Os interessados podem se inscrever no prédio da Semed, na Avenida Borges Leal – Sala da EJA, apresentando currículo, comprovante de residência e cópia de documentação.

Os candidatos devem ter magistério ou curso superior em Pedagogia ou Letras (completo ou cursando).O Brasil Alfabetizado é um programa criado pelo Governo Federal com a missão de abolir o analfabetismo no Brasil. É coordenado pelo Ministério da Educação e atua por meio de convênios com instituições alfabetizadoras de jovens e adultos.

O Programa Brasil Alfabetizado representa um portal de entrada na cidadania, articulado diretamente com o aumento da escolarização de jovens e adultos e promovendo o acesso à educação como um direito de todos em qualquer momento da vida.

O trabalho na Secretaria de Educação é coordenado pela professora Iara Elizabeth, da Educação de Jovens e Adultos da Semed.

Consultora do MEC assessora oficina em Santarém

Técnicos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e gestores educacionais da região vão participar de uma oficina sobre Educacenso e FUNDEB que será ministrada nesta quinta-feira, 16, pela consultora do Ministério da Educação na região, Regina Alves.

O encontro será em uma das salas do campus da UFPA, pela manhã e pela tarde. Está prevista a participação de representantes de Santarém, Placas, Rurópolis, Itaituba, Altamira, Prainha, Gurupá, Vitória do Xingu, Senador José Porfírio e Oriximiná.

O Educacenso é um sistema on-line que visa manter um cadastro único em uma base de dados centralizada no Inep sobre escolas, alunos, professores, e outros, possibilitando maior agilidade na atualização das informações, por utilizar diretamente a Internet.

O FUNDEB é o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Os recursos são destinados ao financiamento de ações de manutenção e desenvolvimento da educação básica pública, independentemente da modalidade em que o ensino é oferecido.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Oficina jurídica com ênfase no ecoturismo será nesta terça

A Prefeitura Municipal de Santarém, através da Secretária Municipal de Turismo e Integração Regional (SEMTUR), em parceria com o Ministério do Turismo e a Associação Brasileira de Ecoturismo de Aventura (ABETA), dando continuidade às ações do Plano Desenvolvimento do Ecoturismo, realiza, nesta terça-feira, 14, a Oficina de Assessoria Jurídica do Projeto Destino Referência em Ecoturismo.

O evento vai acontecer a partir das 09 horas no Auditório do Centro de Atendimento ao Empreendedor Cidadão (CAEC), na Avenida Sérgio Henn, s/n.A iniciativa tem como objetivo apresentar aspectos relevantes sobre a responsabilidade legal para aqueles que operam e conduzem visitantes no destino visando, assim, mais segurança nas operações e a prevenção de possíveis problemas jurídicos.

Trata-se de uma consultoria gratuita, quando os participantes terão a oportunidade de esclarecer dúvidas e adquirir novos conhecimentos, além de saber quais são as implicações durante essa prestação de serviços.

Programação: Dia 14 de outubro - Terça-feira
- 09h00 às 12h00 - Responsabilidades legais e Ecoturismo;
- 13h00 às 15h00 - Direito Ambiental e Ecoturismo;
- 15h00 às 17h00 – Associativismo.

SEMAB realiza venda de peixes do projeto tanques-rede

Os responsáveis pela Divisão de Pesca e Aqüicultura da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAB) irão realizar a primeira venda (despesca) dos peixes criados em tanques-redes. Serão comercializados 500 peixes que pesam, em média, 1 kg. O valor previsto para venda é R$ 5,00, o quilo.

A iniciativa acontece na comunidade de Vila Brasil, localizada no Rio Arapiuns no dia 18, sábado.

A equipe de biólogos da SEMAB e os parceiros que auxiliaram na manutenção do projeto tanques-redes, como ISAM, SEPAq, Colônia de Pescadores Z-20, SAGRI entre outros, avaliam como positivos os resultados do Projeto.

Nas biometrias realizadas no período de manutenção, verificou-se um ganho de peso aproximado de 100g ao mês, chegando ao final com peso de 1.100 gramas.

Segundo os técnicos, o projeto piloto tanque-rede, de iniciativa da SEMAB, mostrou-se completamente viável técnica e financeiramente para a espécie tambatinga (hibrido do tambaqui), “apesar dos parâmetros físico-químicos da água não serem ideais”, afirmou Waldinete Lobato, bióloga da SEMAB.

Polícia Civil recebe com festa a Imagem Peregrina de N. Sra. da Conceição

Imagem de N. Sra. da Conceição foi levada em viatura da Polícia Civil - fotos: Divulgação

Na Seccional da Polícia Civil uma celebração marcou a visita da imagem peregrina


Na manhã da última sexta-feira, 10, a Imagem de Peregrina de N. Sra. da Conceição foi recebida com muita festa pelos policiais da 16ª Seccional de Polícia Civil. A imagem saiu da Catedral em uma viatura oficial, seguiu escoltada por mais outras quatro viaturas pelo centro comercial de Santarém e teve uma linda chegada na Delegacia Central de Polícia Civil.


Policiais e delegados carregaram o andor até um altar devidamente preparado e ornamentado para receber a Mãe dos santarenos. O delegado Gilberto Aguiar deu as boas vindas a Nossa Senhora e a toda comissão do Círio 2008. Em seguida foi celebrado o ofício de N. Sra. da Conceição que contou com o acompanhamento musical dos cantores santerenos Odilson Matos e Ivone Silva.

Grande número de policiais civis e seus familiares estiveram presentes, além do comandante da Capitania dos Portos, Cap. Evandro de Oliveira. O Major Risuenho e vários policiais militares estiveram representando o 3° Batalhão da Polícia Militar.


No encerramento foram feitas várias homenagens à Padroeira de Santarém, cantos, agradecimentos e dois testemunhos feitos por policiais devidos as Graças alcançadas com intercessão de N. Sra. da Conceição. O delegado Jardel Guimarães fez o agradecimento final em nome da Superintendência Regional de Pólicia Civil. O Pe. Ronaldo Nascimento, pároco da Catedral, entregou aos cuidados dos policiais a Imagem Peregrina para permanecer na Central de Polícia até as 17h.


Sábado, a Imagem Peregrina de N. Sra. da Conceição esteve visitando a Pastoral do Menor e no domingo foi recebida na Comunidade de Cristo Libertador.


Hoje, 13, a peregrinação começou pela residência do Sr. Ivair Chaves; amanhã, 14, visitará a Polícia Federal e SEFA na quarta; na quinta-feira a imagem estará no Aeroporto de Santarém sob a responsabilidade da INFRAERO e na sexta pela manhã visitará a fábrica da Coca-Cola.


Grandes empresas apóiam o Círio da Conceição e conhecem a devoção do povo de Santarém pela Virgem da Conceição. Este ano o Círio de N. Sra. da Conceição conta com o patrocínio oficial da UNIMED Oeste do Pará e da Coca-Cola.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Programação marca dia nacional de doação de leite materno

No último dia 1º de outubro comemorou-se me todo o Brasil o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, mas, em Santarém, a programação especial será realizada nesta quarta-feira, 08 de outubro de 2008, a partir das 08h da manhã, no Centro de Referência de Saúde da Criança (Casa da Criança), na Avenida Barão do Rio Branco, entre Presidente Vargas e Marechal Rondon.

O tema do evento este ano é: “Para você é leite, para a criança é vida. Doe leite, a vida agradece”.

O Dia Nacional de Doação de Leite Humano foi criado em 2003 pela Portaria GM 1893. Tem o objetivo de promover o conhecimento e a sensibilização da sociedade brasileira sobre a importância e necessidade da doação de leite humano aos bancos de leite humano. A mulher em período de amamentação que tiver leite sobrando e quiser beneficiar outro bebê, poderá procurar um banco de leite.

O leite humano doado é pasteurizado, submetido a controles de qualidade e distribuído aos recém-nascidos prematuros e outros lactentes clinicamente impossibilitados temporariamente de serem amamentados ao seio materno. Devido às propriedades nutricionais e imunológicas do leite materno, a recuperação e o desenvolvimento desses recém nascidos ocorrem mais rápido.

Para ser doadora a mãe deve ser saudável e estar amamentando exclusivamente seu filho. Elas recebem todas as orientações sobre: higiene, ordenha, conservação e armazenamento do produto; e além disso, todo leite que chega ao banco é pasteurizado e passa por exames de controle de qualidade físico químico e microbiológico antes de ser fornecido aos bebês.

Vantagens para a Mãe - Menor sangramento, o peso volta mais rapidamente, pode reduzir câncer de mama, de ovários e osteoporose, maior período de amenorréia e espaçamento entre gestações, aumenta o vínculo mãe e filho, maior praticidade e satisfação.

Vantagens para o Bebê - Alimento completo tanto nutricional como imunológico, protege de infecções, de processos alérgicos e de doenças crônicas, maior vínculo afetivo e desempenho nos testes de inteligência, previne problemas ortodônticos e fonoarticulatórios, maior período de amamentação com diminuição da morbidade e mortalidade infantil e menor risco de maus tratos e abandono.

Vantagens para a Família - Melhor qualidade de vida, mais prático, econômico, melhor vínculo familiar, menor gasto com doenças e com a economia maior investimento em outros alimentos e bens de consumo da família.

Vantagens para o Hospital - Menos internações por doenças infecciosas, menos infecções cruzadas e menor índice de infecção hospitalar, diminui o tempo de permanência hospitalar e com alojamento conjunto há maior aproveitamento de espaço e da equipe para orientações e cuidados, melhor qualidade de assistência e melhor prestígio hospitalar.

Vantagens para Sociedade e Meio Ambiente - Melhor qualidade de vida, menos falta ao trabalho materno, menos doenças infantis, menor mortalidade infantil, economias diversas de importações e menor dano ecológico com melhor qualidade do ar atmosférico.

A introdução de Alimentos Artificiais precocemente além de favorecer o desmame precoce, aumenta a morbidade e mortalidade infantil, e a mulher perde os benefícios da amamentação contra doenças crônicas.

Quem pode doar leite humano - Mulheres sadias que apresentam secreção láctea superior às exigências de seus filhos e que se dispõem a doar o excedente por livre e espontânea vontade.

Projetos da Semed intensificam atividades na Semana da Criança

Começou na manhã de hoje a programação especial da Semana da Criança em Santarém, organizada pelos Projetos Casinha de Leitura, Vaga Lume e Pró-letramento, desenvolvidos pela Secretaria de Educação (SEMED).

Nesta terça-feira, os Projetos Casinha de Leitura e Vaga Lume realizaram atividades lúdicas (mediação, contação de histórias, teatro de fantoches e recreação musical) no hospital municipal (pediatria).

A programação continua amanhã, prosseguindo até sábado, dia 11.

Dia 08 (quarta)
Projeto Casinha de Leitura: Atividades lúdicas (mediação, contação de histórias, teatro de fantoches, recreação musical e pintura facial) na Casa da Criança, das 8h00 às 11h00.
Dias 08 e 09 (quarta e quinta)
Vaga Lume: Oficina de mediação para crianças da escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com. Cucurunã - Eixo Forte, no horário de 8h00 às 12h00
Dia 10 (sexta)
Projeto Casinha de Leitura: Atividades lúdicas (mediação, contação de histórias, teatro de fantoches, recreação e pintura facial) nas escolas Delfina de Jesus Amorim (Aeroporto Velho) e Francisco Artur Calazans (com. Mojuí dos Campos), das 8h00 às 11h00.
Dia 11 (sábado)
Pró-letramento: I Mostra Pedagógica: Práticas de letramento, culminando com o encerramento da formação das primeiras turmas de Matemática e Alfabetização e Linguagem. Local Esc. Fluminense. Horário 8h30 às 12h00.

Hospital Regional promove Semana da Criança


O Grupo de Humanização do Hospital Regional Público do Oeste do Pará promove no período de 08 a 11 de outubro a Semana da Criança do HR. Neste período diversas atividades lúdicas e artísticas serão desenvolvidas com as crianças internadas na clínica pediátrica, com as crianças usuárias em consultas ambulatoriais e exames, e também com os filhos dos colaboradores do Hospital.

Uma série de atividades especialmente desenvolvida para as crianças da clinica pediátrica inicia amanhã, às 08h. Brincadeiras, pinturas em papel, palhaço, leitura de contos infantis e lanche serão oferecidos na brinquedoteca do HRPO. Para as crianças que estarão fazendo exames ou consultas serão oferecidos atividades que estimulem o desenvolvimento psíquico e motor, como por exemplo, escultura em balão, pintura de rosto e brincadeiras lúdicas.

Nos dias 09 e 10 de outubro acontecerá uma grande exposição no hall de entrada do Hospital com todos os trabalhos desenvolvidos pelas crianças. Todos os dias a exposição será atualizada com novos desenhos e fotos produzidos pelos pequenos usuários.

Já para a criançada do HR, filhos dos colaboradores do Hospital, uma grande manhã alegre será desenvolvida no dia 11 de outubro, a partir das 08h, no estacionamento lateral do Hospital. Brincadeiras com palhaços, sorteios de brindes, pegadinhas, lanche e muita alegria farão o encerramento da Semana da Criança do HR.

Essas atividades internas com as crianças são o reflexo da preocupação com a Humanização nos atendimentos oferecidos pelo Hospital Regional. Mas esse trabalho não vai parar. Novas atividades e uma longa programação já estão sendo desenvolvidas tanto para as crianças quanto para os adultos e acompanhantes dos usuários.

IR 2008: Receita libera nesta quarta consulta ao quinto lote de restituições

A Receita Federal libera, a partir das 9h da quarta-feira (8), a consulta ao quinto lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2008 (ano-base 2007). De acordo com a Receita Federal, 1,538 milhão de pessoas estão incluídas nesta fase.

O montante total a ser liberado no dia 15 de outubro é de R$ 1,4 bilhão. O dinheiro será corrigido em 6,03%, referentes à variação da taxa Selic de maio a setembro. A restituição não sofrerá mais nenhum acréscimo, independentemente da data em que o contribuinte irá recebê-la.

A consulta poderá ser feita pelo site da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br) ou pelo número 146, bastando informar o número do CPF.

Lotes - O primeiro lote do IRPF 2008 foi liberado no dia 16 de junho e o último deve ser liberado em 15 de dezembro.

Restituições - O valor a que o contribuinte tem direito ficará disponível no banco por um ano e, quem não fizer o resgate neste período, deverá requerê-lo mediante o Formulário Eletrônico (Pedido de Pagamento de Restituição), disponível no site da RF na internet.

O contribuinte que quiser questionar o valor poderá fazê-lo. Para isso, deve sacar a quantia depositada na conta e reclamar a diferença na unidade local da Receita Federal.

Quem não informou o número da conta para crédito da restituição deverá procurar uma agência do Banco do Brasil, ou ligar para 4004-0001 (capitais) ou 0800-729-0001 (demais localidades) e pedir a transferência do dinheiro para qualquer banco em que tenha conta-corrente ou poupança.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Para onde foram as bandeiras do 25?

Desde as primeiras horas da noite do último domingo, 05, quando a diferença da votação entre a prefeita Maria do Carmo e o candidato do DEM, Lira Maia, era de mais de 15 mil votos, as bandeiras azuis do 25 que foram tão ostentadas durante a campanha eleitoral para a Prefeitura de Santarém sumiram das ruas da cidade.

Quando a reeleição da prefeita Maria do Carmo foi confirmada e uma onda vermelha tomou conta da cidade, as bandeiras do 25 não foram mais vistas.

Nos lava-jatos, era mais quem queria tirar os adesivos do 25 na manhã de hoje. Teve até fila de espera. Raros são os veículos que continuam circulando com a propaganda do candidato derrotado nas urnas.

Para quem não apoiou a campanha vitoriosa da prefeita Maria do Carmo, vai um recado: Não há motivo para medo. O Governo "Cidade da Gente" é de todo o povo de Santarém e vai continuar assim. E a mudança vai avançar, você pode ter certeza!

Governo lança balança comercial para MPEs

Ainda este ano, o governo federal irá elaborar e divulgar dados de uma balança comercial que contempla apenas micro e pequenas empresas. Trata-se de uma nova ferramenta para medir as exportações do segmento, que terá periodicidade bimestral, informa o site InfoMoney.

Quem anunciou a balança comercial das MPEs, na última quarta-feira (1º), foi o secretário de Comércio Exterior do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Welber Barral, no lançamento do Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas, em Brasília.

Segundo ele, "com essa balança, vamos conhecer mais sobre as MPEs exportadoras, identificar os principais gargalos que elas enfrentam e desenvolver ações para melhor atender este segmento tão importante para economia brasileira".

Programa de InternacionalizaçãoO objetivo do Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas é apoiar a manutenção desse segmento empresarial no que se refere às exportações, com ganhos de competitividade frente ao mercado doméstico.

A iniciativa é do governo e instituições parceiras, como Apex-Brasil, Banco do Brasil, Correios, ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), CNI (Confederação Nacional das Indústrias), e ITC (International Trade Center). Mas o programa foi elaborado e lançado pelo Sebrae.

A meta do Sebrae é capacitar 4 mil empresas de todo o País até 2010 e inserir, no mínimo, 1,2 mil empresas no mercado internacional. "Dessa forma, atenderemos à meta proposta dentro da Política de Desenvolvimento Produtivo, lançada em maio deste ano, que é a de incrementar a participação das MPEs no comércio internacional em 10%", explicou o diretor-técnico do Sebrae, Luiz Carlos Barboza.

Imagem peregrina de N. Sra. da Conceição é apresentada ao povo católico

Na noite do último domingo, 05 de outubro, na Catedral de N. Sra. da Conceição a Comissão Círio & Berlinda fez a apresentação da Imagem Peregrina de N. Sra. da Conceição aos fies presentes a missa das 19h. Em uma celebração especial, presidida pelo Pe. Jaime Sidônio, representando o Bispo da Diocese, Dom Esmeraldo Barreto de Farias, e co-celebrada pelo pároco da Catedral, Pe. Ronaldo Nascimento.

A Imagem Peregrina é uma réplica, em tamanho menor que a original, foi apresentada em uma berlinda especialmente construída para este momento e ornamentado com flores naturais por mulheres da Comissão do Círio. A Imagem Peregrina de N. Sra. da Conceição tem um metro de altura e será conduzida em um andor até as instituições públicas, empresas e comunidades da Diocese de Santarém.

Este é o primeiro ano que a Comissão do Círio lança uma Imagem Peregrina para fazer a divulgação do Círio. Outro objetivo da Imagem é fazer com que a diversas comunidades possam participar ativamente da programação oficial das Festividades de N. Sra. da Conceição. Neste ano serão 37 dias de peregrinações e mais de 30 locais diferentes de visitação.

A peregrinação começa nesta segunda-feira, dia 06 de outubro, às 16h no Hospital e Maternidade Sagrada Família, amanhã, dia 07, às 17h na TV Tapajós e às 19h na comunidade de Santo Antônio, no bairro do Laguinho.

Veja toda a programação:
06/10 - 16h - Hospital e Maternidade São Camilo
07/10 - 17h - TV Tapajós
07/10 - 19h - Comunidade de Santo Antônio – Laguinho
08/10 - 08h - Hospital Regional
10/10 - 09h - Delegacia Central de Polícia Civil
11/10 - 09h - Pastoral do Menor
12/10 - 17h - Comunidade de Cristo Libertador – Diamantino
13/10 - 18h - Residência do Sr. Ivair Chaves
14/10 - 09h - Fórum de Santarém
15/10 - 08h - SEFA
16/10 - 08h - Aeroporto – INFRAERO
18/10 - 08h - UNIMED Oeste do Pará
19/10 - 08h - Coca-Cola
20/10 - Receita Federal
21/10 - 18h - Igreja de Santana
22/10 - 18h - Pérola do Maicá
24/10 - 18h - TV Guarany
24/10 - 19h30m - Igreja de Aparecida
25/10 - 19h30m - Associação de Moradores do Maicá
28/10 - 18h - Igreja do Santíssimo Sacramento
30/10 - 08h - Colégio São Raimundo Nonato
31/10 - 19h - Igreja de São Raimundo Nonato
04/11 - 09h - Quartel do 3° BPM
04/11 - 18h - Igreja de São Francisco de Assis – Caranazal
07/11 - 16h - Delegacia da Mulher
08/11 - 09h - FUNCAP
08/11 - 10h - Igreja de N. Sra. das Graças
09/11 - 19h - Encerramento – Catedral de N. Sra. da Conceição

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Clima de expectativa para o último debate entre os candidatos à prefeitura de Santarém

O clima entre a população santarena é de expectativa para o último debate entre os candidatos à eleição majoritária em Santarém. O evento que é organizado pelo Sistema Tapajós de Comunicação (STC) será levado ao ar logo após o capítulo de hoje da novela A Favorita, da Rede Globo.

De acordo com informações do STC, o debate está divido em blocos, sendo que no primeiro, será feita uma pergunta a todos os candidatos sobre tema de relevância para o município. As perguntas foram elaboradas pelo Departamento de Jornalismo da emissora e serão sorteadas durante o debate transmitido ao vivo.

Nos blocos subseqüentes, os candidatos poderão fazer perguntas uns aos outros, seguindo as regras pré-definidas.

Dentro dos padrões de ética e imparcialidade, privilegiando o respeito aos seus telespectadores o debate da TV Tapajós será mediado pelo jornalista Rodrigo Bocardi da TV Globo de São Paulo garantindo a isenção na condução do evento.

Enquanto o evento estiver em curso, as ruas próximas ao Sistema Tapajós de Comunicação (STC), serão interditadas pela Secretaria Municipal de Transporte e pelo Pelotão de Trânsito da Policia Militar. A segurança no prédio será comandada pelas Policias Federal e Militar.

As assessorias dos candidatos Maria do Carmo, Lira Maia, Márcio Pinto e Joaquim Hamad confirmaram as presenças de todos no debate de hoje à noite.

Escola São Francisco comemora 90 anos de fundação

A escola diocesana São Francsco foi fundada em 1918 por frei Ambrósio.

Atualmente oferece o ensino fundamental e médio para mais de 1200 estudantes. E para comemorar o aniversário da escola, estão sendo realizadas diversas atividades durante toda a semana.

A celebração eucarística realizada nesta quinta-feira, 02, foi um momento de agradecimento pelos 90 anos educando jovens.

De acordo com a professora Lúcia Pena, a escola procura desenvolver o aluno integralmente, tanto na parte educacional, como também na parte espiritual e social.

A instituição desenvolve a educação com base na formação cidadã e cristã. Há toda uma preocupação com o bem estar espiritual de cada aluno. E para os pais o ensino com princípios religiosos contribui ainda mais com a formação dos filhos.

Vice-Governador acompanha funcionamento do Hospital Regional do Oeste do Pará

Na manhã da última segunda-feira, dia 29 de setembro, o Vice-Governador do estado do Pará, Odair dos Santos Corrêa, esteve visitando as instalações do Hospital Regional do Oeste do Pará, em Santarém. Objetivo foi verificar como estão sendo desenvolvidos os serviços oferecidos aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS. Em sua visita, Odair Corrêa, foi recebido pelo diretor administrativo e financeiro do HROP, Sr. José Vanderlei, e pelo diretor de apoio, Sr. Carlos Gomes.

O Vice-Governador visitou leitos da clínica médica e conversou com pacientes e acompanhantes para saber sobre o atendimento recebido. Pôde constatar que a maioria dos usuários está satisfeita com o Hospital Regional, principalmente com o tratamento e atenção recebida dos profissionais da unidade.

Além dos leitos de internação, o Vice-Governador conheceu dois dos principais serviços implantados recentemente a partir da gesta da Organização Social Pró-Saúde, atual administradora do Hospital Regional do Oeste. O Serviço de Terapia Antineoplásica ou Quimioterapia e o Centro de Terapia Renal Substitutiva – Hemodiálise.

Pacientes puderam conversar com o Vice-Governador e mostraram a satisfação em poder realizar estes tratamentos em sua cidade natal e acompanhados de seus familiares. Odair Corrêa ouviu cuidadosamente cada observação feita pelos usuários e definiu sua visita ao Hospital Regional do Oeste do Pará como excelente. Reforçou que a parceria entre a Pró-Saúde e o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde Pública – SESPA está beneficiando milhares de pessoas em toda região e que está sendo realizado um grande sonho de todo estado do Pará.

Até o final deste ano com o início dos serviços de Radioterapia e das Cirurgias Cardíacas o Hospital Regional do Oeste vai estar realmente em pleno funcionamento a exemplo de outras unidades administradas pela Pró-Saúde, como os Hospitais Regionais de Altamira e Marabá.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

MEC vai investir R$ 70 milhões em dicionários da nova ortografia

O Ministério da Educação (MEC) estima investir de R$ 70 milhões a R$ 90 milhões na compra de dicionários adaptados às novas regras da ortografia. A compra será feita em 2009 a partir de edital lançado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

De acordo com o diretor de ações educacionais do FNDE, Rafael Torino, o valor ainda não está fechado, porque o edital para a compra do material só sai em 2009. “Nós temos uma estimativa de atendimento para todas as salas de aula do ensino fundamental e médio. Ao todo são 1 milhão de salas com um universo de 37 milhões de alunos da rede pública”, afirma.

Segundo Torino, a compra deverá ser realizada depois que a Academia Brasileira de Letras (ABL) publique o novo vocabulário. Atualmente, mesmo com a adesão às novas regras, ficam dúvidas sobre a escrita de diversas palavras.

Torino afirma que só será possível adquirir o material quando essas dúvidas forem solucionadas. Depois que for lançado o edital, uma equipe de especialistas vai analisar as obras à disposição. Depois, kits compostos por vários títulos serão adquiridos pelo FNDE e enviados às escolas.

Compras adiadas - A aquisição de dicionários, que podia ocorrer neste ano, foi adiada para 2009, devido à reforma ortográfica. E ela está suspensa até a divulgação das definições da ABL sobre os pontos controversos do acordo ortográfico.

As mudanças na escrita começam a valer a partir de 1º de janeiro de 2009.

A reforma da ortografia pretende unificar o registro escrito nos oito países que falam português - Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal.

De 2009 até 31 de dezembro de 2012, ou seja, durante quatro anos, o país terá um período de transição, no qual ficam valendo tanto a ortografia atual quanto as novas regras. Assim, concursos e vestibulares deverão aceitar as duas formas de escrita – a atual e a nova.

Resultado da eleição em Santarém será conhecido ainda na noite de domingo

Desde as eleições de 2004, a Justiça Eleitoral está testando as transmissões via satélite através de lap tops, operados por técnicos contratados para trabalharem na apuração dos votos.

A terça-feira, 30 de Setembro, foi mais um dia de testes com os equipamentos.

Segundo o técnico do TER, Wagner Silva, as máquinas são equipadas com um aparelho chamado bigam, que transmite de qualquer lugar da região direto para um satélite que enviará a mensagem para o Tribunal Regional Eleitoral. “Inclusive o equipamento que nós estamos utilizando hoje é um dos mais modernos em termos de comunicação via satélite”, disse o técnico.

Esse sistema de transmissão tem o objetivo de agilizar a apuração. Por exemplo, as urnas para chegarem a Santarém, vindas do Lago Grande ou de Cachoeira do Aruã, levarão 12 horas de barco. Um computador portátil vai transmitir o conteúdo da urna eletrônica com precisão, em poucos minutos.

Para a Justiça Eleitoral, Santarém vai conhecer o candidato eleito ainda na noite de domingo.

Brasil aposta em rede de células-tronco

O desenvolvimento da primeira linhagem viável de células-tronco embrionárias no Brasil, foi só o primeiro passo de um ambicioso plano de pesquisas para desenvolver novas terapias com células no país - mais com sagacidade do que com verbas. É com esse espírito que o governo federal criou a Rede Nacional de Terapia Celular (RNTC).

A idéia é contornar um problema atualmente insolúvel: os recursos que as instituições de fomento podem repassar hoje aos pesquisadores no Brasil é ínfima, perto do que podem investir as nações de primeiro mundo. Para brigar de igual para igual, será preciso, antes de mais nada, inteligência.

Com a formação da rede, a pesquisa brasileira podera tornar os resultados mais eficazes. Uma coordenação maior sobre os diferentes grupos permite evitar sobreposição de esforços e diversificar as linhas de pesquisa na medida certa.

A rede será conduzida pelos ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia e não terá um centro físico. Apenas uma comissão de coordenação, com membros dos ministérios, dos financiadores e da comunidade científica. "A criação da primeira linhagem tem sinergia com a rede. O próximo passo na RNTC será a construção de seis salas limpas [laboratórios com alto controle de ambiente] para desenvolvimento de linhagens a partir de boas práticas de manipulação", afirma Reinaldo Guimarães, secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. "Essas linhagens são necessárias para desenvolver células-tronco com finalidades terapêuticas, para se ter certeza de que podem ser usadas em humanos. Esse passo é extremamente importante para isso", completa o secretário.

As seis salas limpas, que serão construídas em cidades como Ribeirão Preto, São Paulo e Rio de Janeiro (localidades em que já estão alguns dos principais grupos de pesquisa de células-tronco), sairão a um custo de R$ 11 milhões, obtidos por meio de um edital da Finep.

Na outra ponta - a das pesquisas - o Ministério da Saúde e da Ciência e Tecnologia tem um edital aberto no valor de R$ 10 milhões para projetos em terapia celular, utilizando células-tronco de todos os tipos (adultas e embrionárias). O prazo para inscrição de propostas de estudo vai até o próximo dia 14.