A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, firmou parceira com a Colônia de Pescadores Z-20, para contribuir no processo de cadastramento no seguro-defeso junto ao Serviço Nacional de Emprego (SINE) e ao Ministério do Trabalho.
O seguro-defeso foi criado para ordenar a pesca em nível nacional e paga, até quatro meses por ano, um salário mínimo ao pescador artesanal durante o período em que a captura de pescados está proibida pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
Essa proibição varia de época para cada espécie e visa a sua preservação. Agora, seguro visa garantir a reprodução das espécies Tambaqui, Pirapitinga, Curimatã, Matrinxã, Mapará, Fura-calça, Aracu e Pacu.
O início dos cadastros será no dia 05 de Novembro e se estenderá até o dia 20 na cidade e em Arapixuna, Maicá, Ituqui, Tapará, Aritapera e Uricurituba.
Para o secretário de Agricultura e Abastecimento, José Osmando Figueiredo, a importância de se deslocar para as comunidades é a agilização no processo, além de evitar transtornos aos ribeirinhos. “Queremos assegurar que todos aqueles que têm direito ao benefício possam usufruir dele. Para isso, vamos garantir um pouco mais de comodidade aos pescadores e levar o cadastro até eles. O seguro-defeso é uma arma contra a pesca predatória e uma garantia de sustentabilidade”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário