Anúncio

Anúncio

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Câmara de Associações Comerciais unirá setor produtivo do Oeste

Unir as entidades empresariais de tida a região oeste do Pará em torno de objetivos e projetos comuns à região sempre foi um sonho. Agora, este sonho está se tornando realidade, com a criação da Câmara de Associações Comerciais do Oeste do Pará, entidade que vai reunir todas as associações dos municípios da região, buscando soluções para os problemas regionais e contribuindo com o desenvolvimento do oeste do Estado. A nova entidade será criada oficialmente neste dia 30 de outubro, em solenidade na Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES).

A Câmara de Associações Comerciais do Oeste do Pará nasce com a missão de unir o setor produtivo em torno de projetos de interesse comum a toda a região, como obras de infra-estrutura, superação de gargalos na economia e ações que visam melhorar o desempenho das empresas, gerando mais emprego e renda. “O nosso maior propósito é fortalecer o setor produtivo, garantindo que as demandas do setor sejam atendidas, beneficiando assim toda a região com crescimento econômico, desenvolvimento social e respeito ao meio ambiente”, diz Olavo das Neves, presidente da ACES.

A nova entidade deve reunir associações comerciais de Santarém, Altamira, Itaituba, Oriximiná, Juruti, Óbidos, Monte Alegre, Novo Progresso, Terra Santa, Alenquer, Novo Progresso e outros municípios da região. A primeira reunião das entidades serve para a criação do estatuto, a fundação da nova entidade e a definição de objetivos comuns e também para traçar um plano de ação inicial. “A criação de uma entidade maior que congregue o setor produtivo da região é um sonho antigo e vai permitir que possamos atuar de forma conjunta em prol do desenvolvimento regional”, avalia Olavo das Neves.

Alguns dos projetos que estão incluídos na agenda comum das entidades e que vai ser bandeira de luta da Câmara são o asfaltamento da BR-163, a transposição do Linhão de Tucuruí para a Calha Norte, a conclusão da Rodovia Transamazônica, a construção da hidrelétrica de Belo Monte e do complexo energético do Rio Tapajós, o asfaltamento da PA-370 e das rodovias estaduais localizadas na Calha Norte, a construção de um novo porto em Santarém, além de outros projetos considerados de extrema importância para todo o oeste do Pará.

A Câmara de Associações Comerciais do Oeste do Pará vai ter uma diretoria, que será formada nesta primeira reunião, e que deverá se reunir periodicamente nos municípios da região para discutir os problemas e apresentar soluções. A nova entidade também é a semente de uma futura federação de associações comerciais, em virtude da criação de um novo Estado na região. A redivisão territorial do Pará será um tema bastante discutido pela nova entidade, que vai defender a criação do Novo Estado.

Nenhum comentário: