A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) entrou em contato nesta sexta-feira, 19, com a Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), informando que não será possível alterar o horário de funcionamento dos bancos nesta segunda-feira, 22, como havia sido definido. A federação alegou problemas de logística e pediu o prazo de mais um mês para a alteração, mas a ACES informou que acatará o prazo de apenas mais uma semana. Após isso, a entidade vai ingressar com ação judicial contra os bancos.
A ACES lembrou à Febraban que os bancos instalados em Santarém estão descumprindo resolução do Banco Central que determina que as agências funcionem obrigatoriamente entre 12 horas e 15 horas, horário de Brasília. Como os bancos estão fechando às 14 horas, estão desrespeitando a norma do Banco Central. A Federação dos Bancos argumentou que, se a mudança fosse feita nesta segunda-feira, não haveria como fazer as compensações de cheques no mesmo dia, causando transtornos aos clientes. Por causa disso, a ACES aceitou esperar até o dia 1º de outubro.
Caso os bancos não alterem o horário de funcionamento no dia 1º, a ACES vai ingressar com ação judicial contra as instituições e contra a Febraban, em virtude do descumprimento do horário definido pelo Banco Central. “Estamos dando mais este prazo, mas se a mudança não for feita teremos que buscar ajuda do Judiciário para que o direito dos consumidores seja garantido”, diz Olavo das Neves, presidente da ACES. Ele lembra que a entidade vem pedindo a alteração desde julho, após a mudança de fuso-horário na região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário