Comitê de qualidade orienta colaboradores sobre implantação do programa 5S - foto: AscomNo último dia 19 de setembro, o Comitê de Qualidade do Hospital Regional do Oeste do Pará fez lançamento do Programa 5S para a diretoria, coordenadores e supervisores do Hospital. O objetivo do Programa é criar um ambiente de Qualidade, aumentando a produtividade dos colaboradores, melhorando as condições de trabalho e oferecendo um atendimento de qualidade aos usuários do SUS.
A abertura do Programa 5S foi feita pelo diretor geral do Hospital Regional, Sr. Jeferson Machado Pereira, que enfatizou a importância de implantar o Programa 5S no Hospital. "Em todos os grandes hospitais referenciados o Programa 5S faz parte do dia a dia nos atendimentos aos usuários e das rotinas administrativas. Aqui no Hospital Regional do Oeste não será diferente, juntos transformaremos o Hospital Regional em um dos melhores hospitais do Pará" afirma o diretor.
O coordenador do Comitê de Qualidade do Hospital, Sr. Rogério Pontes, enfatizou aos colaboradores que o Programa 5S é de responsabilidade de todos e que cada setor será orientado quanto aos procedimentos e posteriormente avaliado conforme as normas do 5S.
O diretor administrativo e financeiro, Sr. Vanderley Clain, que possui grande experiência em implantação dos 5S em hospitais, fez a apresentação do Programa. "O nosso Programa 5S tem como slogan 'Uma idéia, uma ação, um hábito' porque trabalhar com qualidade tem que ser um hábito e não uma obrigação", informou Vanderley. O diretor administrativo falou passo a passo de todos os Sensos que formam os 5S: O primeiro S é a composição de quatro sensos, Senso de Utilização, Arrumação, Organização e Seleção.
O segundo é o Senso de Ordenação, Sistematização e Classificação. Dois sensos formam o terceiro S, o senso de Limpeza e Zelo. Já o quarto S é composto pelo senso de Asseio, Higiene, Saúde e Integridade. Por fim, os sensos de Autodisciplina, Educação e Compromisso formam o quinto e último S do Programa.
Na manhã de terça-feira, dia 23, a o Comitê de Qualidade começou a analisar os setores e departamentos do Hospital. O principal beneficiado com a implantação deste Programa é o usuário do Hospital. A organização, limpeza e saúde irão fazer toda a diferença na hora de realizar um exame, uma consulta, ou até mesmo procedimentos médicos mais complexos como cirurgias. "O reflexo desses resultados será visto nos próximos meses e perdurarão por muitos anos aqui no Hospital Regional", completa o diretor geral do Hospital, Jeferson Machado.

Nenhum comentário:
Postar um comentário