Anúncio

Anúncio

terça-feira, 14 de setembro de 2010

TRE grava dados para as urnas eletrônicas

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deu início ao processo final de operacionalização das eleições. Ontem começaram a ser geradas as mídias utilizadas nas urnas eleitorais.

Clayton Ataíde, secretário de tecnologia da informação do TRE, explica que esta etapa não envolve o trabalho direto com as urnas, mas apenas as mídias, como cartão de memória e disquetes. “Neste processo são gravados os dados dos eleitores, foto e nomes dos candidatos. No caso de Capanema, é inserida, também, a impressão digital de cada eleitor” diz, referindo-se ao único município paraense que terá eleição por biometria, na qual a identificação do eleitor é feita por meio de impressão digital.

Para a execução da gravação é necessária a presença de um juiz eleitoral, Ministério Público e partidos políticos interessados. “No caso dos partidos políticos, nós convidamos, mas não é obrigatória a presença destes. A gravação dos dispositivos de mídia é uma cerimônia pública feita nos cartórios eleitorais”.

LACRES - As mídias vão estar acondicionadas e lacradas, e ficarão sob guarda das zonas eleitorais até o dia marcado para a preparação e lacração das urnas eletrônicas, programado para iniciar na próxima segunda-feira (19). No primeiro dia foram inseridos dados em 34 zonas eleitorais de todo o Estado. Em Belém, a geração aconteceu na 1ª, 28ª, 29ª, 20ª, 73ª e 76ª zonas eleitorais. A expectativa é que este processo seja concluído até amanhã.

No total, 400 pessoas estão trabalhando nesta primeira etapa. O Estado possui 104 Zonas Eleitorais, com 16 mil urnas distribuídas no interior e 3.400 em Belém. (Diário do Pará)

Nenhum comentário: