Anúncio

Anúncio

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Concerto marca 45 anos da Filarmônica Municipal

Filarmônica Municipal Prof. José Agostinho da Fonseca no concerto de Natal - foto: Ronaldo Ferreira

A Casa da Cultura foi palco na noite de ontem do Concerto de Natal “45 anos da Filarmônica Municipal Professor José Agostinho”. O evento homenageou um dos ícones da cultura santarena.

Em 1963, com o apoio do então Prefeito Everaldo Martins, os irmãos Wilson e Wilde Fonseca, juntamente com os sargentos do Tiro de Guerra João de Deus Damasceno e Raimundo Bittencourt, fundaram a Banda de Música “Professor José Agostinho”. Por mais de 30 anos, a Banda manteve-se graças ao idealismo de Sebastião Nogueira Sirotheau.

Em 1990, o Prefeito Ronan Liberal regulamentou a Banda oficialmente.

Hoje, a Filarmônica vem passando por um processo de mudança e amadurecimento musical sob a regência do neto do maestro José Agostinho (João Paulo da Fonseca) que busca constantemente a perfeição para a execução das obras. Em dezembro de 2008, a Câmara Municipal de Santarém outorgou o título honorífico de Honra ao Mérito à Filarmônica, pelos relevantes serviços prestados ao município.

Nas três partes do Concerto de ontem, a Filarmônica executou composições de clássicos como Richard Strauss e de artistas locais como José Agostinho e Wilson Fonseca, além de canções natalinas.

O Secretário Municipal de Turismo Arnoudo Andrade e a Coordenadora de Cultura do município Jarle Aguiar prestigiaram o espetáculo.

Nenhum comentário: