Anúncio

Anúncio

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Inadimplência de pessoa física será maior em 2009

De acordo com Relatório do Credit Suisse, a inadimplência de pessoas físicas deve ser maior em 2009. A previsão do banco é que ela passe da taxa de 7,7% em 2008 para 8,3% no próximo ano, informa o site InfoMoney.

Os motivos para a elevação seriam decorrentes das condições de acesso ao crédito e do mercado de trabalho. Na visão do Credit, o aumento do desemprego e o menor crescimento dos prazos de financiamentos devem elevar as despesas financeiras das famílias, o que resultará em maior número de contas em atraso.

Além disso, o aumento do spread bancário de 43,9% ao ano, em 2007, para 54,8% ao ano, em 2008, também contribui para a inadimplência da população.

Concessões de crédito - As previsões do Credit Suisse vão ao encontro com o relatório da Tendências Consultoria sobre a Nota de Política Monetária. Segundo a consultoria, existe, atualmente, no Brasil, um movimento de migração na concessão de crédito em direção a linhas com condições de financiamento desfavoráveis e com maior potencial de inadimplência.

Em outubro, as concessões associadas às modalidades como cheque especial e cartão de crédito cresceram 4% e 23%, respectivamente, na comparação com igual período do ano passado. Por outro lado, as linhas sujeitas à aprovação, como financiamentos de veículos e crédito pessoal, apresentaram queda de 59% e 19%, nesta ordem, na mesma base de comparação.

Nenhum comentário: