Anúncio

Anúncio

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Oeste do Pará terá internet banda larga

O Programa Navega Pará, do governo do Estado, vai disponibilizar para a iniciativa privada dos municípios da região Oeste o acesso à Internet através de rede banda larga de fibra ótica. A garantia foi dada pela governadora Ana Júlia Carepa ao presidente da Câmara de Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Pará (Caceop), Olavo das Neves, durante reunião do Fórum Paraense de Competitividade (FPC), realizada na última quarta-feira, 10, em Belém.

Olavo, que também preside a Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), levou ao fórum a reivindicação de que o serviço fosse disponibilizado para a iniciativa privada, uma vez que as empresas têm dificuldades de acessar a internet na região. Olavo parabenizou o governo pelo programa Navega Pará, que está levando Internet Banda Larga para todo o Estado, mas lamentou que a iniciativa privada não esteja sendo contemplada, mantendo o acesso através de tecnologias que não garantem rapidez no tráfego de dados.

O presidente da Caceop entregou documento solicitando o acesso das empresas à rede do Navega Pará. Olavo explicou que o serviço de Internet na região é precário, revelando as dificuldades que as empresas têm de participarem de pregões eletrônicos. “Outra preocupação é com a nota fiscal eletrônica, que necessita de um acesso de qualidade à Internet”, disse Olavo, mencionando que a nota eletrônica começa a se tornar obrigatória em boa parte dos segmentos empresariais, alertando que muitas empresas não terão como emitir a nota por dificuldades de acesso.

A governadora Ana Júlia Carepa solicitou imediatamente ao presidente Prodepa (Processamento de Dados do Estado do Pará), Carlos Renato Lisboa Francês, que desse andamento às tratativas com a Eletronorte para que a tecnologia seja compartilhada com o setor produtivo. Ana Júlia solicitou ainda que onde houver o projeto Navega Pará, que o mesmo seja compartilhado, seja no Oeste ou em qualquer local do Estado. A decisão foi reforçada pelo secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), Maurílio Monteiro.

Olavo informou sobre a criação da Caceop, solicitando a inclusão da mesma no pleno do Fórum, o que foi deferido pela governadora Ana Júlia Carepa. O presidente explicou os objetivos da entidade, que é congregar o setor produtivo da região, unindo forças para lutar pelos projetos de desenvolvimento regional. Ana Júlia disse que o governo tem trabalhando no sentido de garantir a integração do Estado, citando os programas realizados na regiões e as obras e projetos em curso. Ela garantiu a construção de um Centro de Convenções em Santarém.

Nenhum comentário: