O Ministério da Defesa e os principais órgãos e empresas da aviação civil brasileira anunciaram nesta terça-feira a Operação Feliz 2009, com medidas para assegurar um fim de ano tranqüilo para quem viajar de avião, com índices de atrasos e cancelamentos de vôos ainda mais baixos que os do ano passado.
As medidas foram decididas em reunião coordenada pelo Ministro da Defesa, Nelson Jobim, e que contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar, Juniti Saito; da presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Solange Vieira; do Secretário de Aviação Civil do Ministério da Defesa, Jorge Godinho; do presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi; e do Diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) , Tenente-Brigadeiro-do-Ar Ramon Borges Cardoso.Também participaram representantes da Polícia Federal, da Receita Federal, e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entre outras autoridades.
Pelas empresas, participaram os presidentes da TAM, David Barione Neto; da Gol e Varig, Constantino Júnior; da WebJet, Paulo Henrique Coco; e o diretor-Geral da Ocean Air, José Efromovich. Essas empresas juntas são responsáveis por cerca de 98% dos vôos regulares domésticos.
A "Operação Feliz 2009" é uma iniciativa inédita no Brasil, fruto da integração do setor que vem sendo promovida ao longo do ano pela Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Defesa junto aos órgãos governamentais e empresas. Embora tenha havido uma ação integrada no fim de 2007, ela envolveu mais os órgãos públicos do setor. Dessa vez, houve adesão imediata e com antecedência das empresas aéreas.Entre outras medidas, as companhias aéreas se comprometeram a não praticar overbooking (venda de passagens além da capacidade da aeronave) no período de 19 de dezembro a 7 de janeiro. Além disso, concordaram em endossar passagens de outras empresas, de forma a reduzir o transtorno para passageiros que forem vítimas de eventuais vôos cancelados ou atrasos muito longos.
As companhias também se comprometeram a colocar de prontidão tripulações e aeronaves de reserva, equipes de manutenção e infra-estrutura de atendimento ao público, todos com o objetivo de evitar e/ou minimizar problemas que afetem os passageiros.
Em 2007, no período dos feriados de fim de ano (de 20 de dezembro a 7 de janeiro de 2008), os atrasos de 30 minutos chegaram a 26,76% e os cancelamentos somaram 6,8% dos vôos, de acordo com dados da Infraero. No segundo semestre de 2008, esses índices já foram reduzidos à metade: de julho a novembro (até 24/11), somente 13,5% dos vôos sofreram atrasos de 30 minutos e os cancelamentos foram de apenas 2,7%.
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