Anúncio

Anúncio

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Profissionais do SAMU participam de curso de regulação médica de urgência

Médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem, telefonistas e rádio-operadores que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) participam hoje (07/11) e amanhã (08/11), na sala B-11 das Faculdades Integradas do Tapajós, de um curso de regulação médica, ministrado pela Dra. Beatriz F. Nogueira, do Ministério da Saúde.

Segundo a médica, o objetivo do curso é qualificar profissionais médicos na função de regulação médica para atuar nos Centros de Regulação Médica de Urgência. "Nós estamos repassando todas as coordenadas, rotinas e protocolos do serviço, conforme exigência do Ministério da Saúde. Este curso possibilita a inauguração do serviço. Entretanto, o processo de capacitação é bastante intenso. Inclusive durante todo o andamento do serviço tem um processo de capacitação e de certificação dos profissionais", destacou Beatriz F. Nogueira.

O curso pretende sensibilizar os médicos, enfermeiros e outros profissionais quanto às diferenças entre urgência e emergência, como caracterizá-las e lidar com elas, capacitando-os para fazer a regulação do sistema, com a triagem dos casos. Ao médico regulador é também delegada a função de autoridade sanitária, ele é que define os serviços necessários para dar a resposta a cada caso.

Nenhum comentário: