Anúncio

Anúncio

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Paraenses buscam oportunidades na China

Shaoxing (China) - A missão técnica que viajou à China para estreitar laços comerciais e buscar parcerias com o Estado do Pará chegou nesta terça-feira, 11, à cidade de Shaoxing. Além de reuniões com empresários locais e rodadas de negócios, a delegação foi recebida pelo prefeito da cidade, Zhang Jinru, que homenageou os visitantes com um jantar.

Shaoxing foi fundada há 2.500 anos. Recebe anualmente 22 milhões de turistas interessados em seus templos, pontes e construções antigas. Cidade-irmã de Belém, tem 4,3 milhões habitantes. A economia local, baseada principalmente na indústria têxtil e na agricultura, gera um PIB de 197 bilhões de yuans.

Na cidade ocorreu, durante a tarde, um seminário de apresentação do Estado do Pará e foram realizadas visitas ao governo de Shaoxing e à Zona de Desenvolvimento Industrial. Nesta, há quatro principais linhas de produção: têxteis, bebida (vinho de arroz), maquinaria e aparelhos eletrônicos. Às rodadas de negócios marcadas compareceram 120 empresários chineses, que desejam fazer contatos comerciais com os paraenses. Eles conversaram com os empresários do Pará que participam da missão à China.

Têxteis e móveis - A programação do dia havia iniciado às 8h30 da manhã, com visitas e reuniões com duas empresas selecionadas como possíveis parceiras em joint-ventures: a Bole Group e a Le Suer Vidie Company.

Na Bole Group - que atua no ramo da construção civil e de fabricação de móveis de luxo - a governadora foi informada que a empresa está restaurando inteiramente uma cidade chinesa e agora deverá comercializar suas ações na Bolsa de Valores. Fundada em 1996, em apenas 12 anos a empresa conseguiu se tornar uma das maiores do setor, com exportações para os Estados Unidos, Coréia e países do Oriente Médio.

Instalada em uma área de 600 mil metros quadrados, a empresa busca parceiros no Pará para fabricar móveis de alta qualidade. "O Brasil nos dá boa impressão e gostaríamos de fazer negócios com os brasileiros, especialmente com os paraenses", disse o diretor Zhang Limin.

Na fábrica de têxteis La Suer, que exporta 95% de seus produtos e tem faturamento anual de 100 milhões de dólares, a delegação pode acompanhar como uma pequena fábrica familiar, iniciada em 1965, se tornou lucrativa, gerando empregos e desenvolvimento na região em que atua.

Comitiva - Da delegação que participa das reuniões na China fazem parte a governadora Ana Júlia Carepa, os secretários Maurílio Monteiro (de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia), Socorro Pena (de Pesca e Aqüicultura), Cássio Pereira (de Agricultura) e Alberto Leão (de Esporte e Lazer).

Também pelo governo do Estado participam das negociações Fátima Gonçalves (Sedect), Maria de Belém (Paratur), Carlos Henrique (Secult), Antonio Fattore (CIDs), Henrique Sawaki (Pesca) e o presidente do Banpará, Edilson Rodrigues.

Do governo federal participam Clythio van Buggenhout (presidente da Companhia Docas do Pará) e Jorge Palmeira (da Eletronorte). A delegação conta ainda com a participação do prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho, e dos deputados estaduais Martinho Carmona (presidente da Câmara Brasil-China) e Eduardo Costa, além do vereador Everaldo Moreira, da Câmara Municipal de Belém.

Entre os empresários - que viajaram custeando suas despesas - participam da comitiva Francisco Victer (Uniec), Antonio Carlos Fonseca (Villa Del Rey), Luiz Cláudio Monteiro (Cosipar), Pelagio Carvalho (Amazon Log), Marcelo Amaral e Antonio Pereira da Silva (Agropalma) e Jonas Martins (Imagem Comunicação Visual).

Da Agência Pará

Nenhum comentário: