Anúncio

Anúncio

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

País tem quase 12 mil grampos autorizados

Em 13 de julho, o Globo deu manchete para a informação de que a Justiça havia autorizado 409 mil grampos em 2007, segundo relatórios enviados pelas companhias telefônicas à CPI dos Grampos na Câmara.

Hoje, também no jornal O Globo, está a notícia de que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) informou a existência de 11.846 escutas telefônicas autorizadas judicialmente, após um levantamento feito nos cinco tribunais regionais federais e nos 27 tribunais de justiça estaduais e do Distrito Federal.

O corregedor do CNJ, Gilson Dipp, considera normal o número divulgado ontem e diz que foi derrubada a tese de “farra dos grampos” no Brasil. Realmente, entre 409 mil e 11.846 há uma discrepância enorme, ainda não esclarecida. No entanto, só a questão de grandeza não é garantia de que esses grampos, mesmo com aval da Justiça, estão sendo realizados com um intuito objetivo, de benefício para uma investigação. Aí o desafio é muito maior do que qualquer número: ter um monitoramento constante do que tem sido extraído desses grampos.

Do site de Época

Nenhum comentário: