Castiçais doados pela Prefeitura para a transladação que acontece no sábado - foto: Ronaldo FerreiraA Prefeita Maria do Carmo participou na manhã desta segunda-feira, 17, no Centro de Convivência do Idoso, da solenidade de Apresentação do Projeto Castiçal - Círio 2008, desenvolvido pela Prefeitura de Santarém, através das secretarias municipais de Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS) e Desenvolvimento Econômico e Social (SEMDES).
rojeto, que é desenvolvido desde 2005, contou em 2008 com a participação de 60 mães de alunos que fazem parte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Essas mães confeccionaram 1.000 castiçais que serão usados durante a Transladação da imagem de Nossa Senhora da Conceição que acontece no próximo sábado, 22, e antecede o Círio da Padroeira dos católicos santarenos.
Os castiçais foram doados à Diocese de Santarém e cada mãe recebeu um Real por castiçal feito.
O padre José Ronaldo Sousa, Pároco da Igreja da Matriz, representou a Diocese de Santarém e destacou a importância de se manter projetos como esse: "Há quatro anos, por ocasião das festividades de Nossa Senhora da Conceição, temos a grata satisfação de receber os castiçais produzidos pelas mães que têm filhos envolvidos em programas sociais e ficamos felizes por constatar que o projeto vem dando certo. É importante que essas ações sejam incentivadas, pois isso revela o talento dessas mulheres e contribui no lado econômico das famílias. Durante a Transladação, eles serão usados e darão um tom especial à procissão noturna."
A Prefeita Maria do Carmo lembrou que a Prefeitura de Santarém contribui diretamente com as festividades da Padroeira dos católicos santarenos. Ela reforçou que projetos como esse valorizam a mão de obra local, envolvem o lado social e econômico e tornam ainda mais bonito o evento religioso. "Vivemos um momento especial que antecede o Círio de Nossa Senhora da Conceição e as festividades de final de ano. Quando pensamos neste projeto, a idéia era envolver os participantes de programas sociais, neste caso as mães de alunos do PETI, de uma forma direta no evento, além de proporcionar a elas uma renda extra. A intenção deste governo, tendo a frente a SEMTRAS e a SEMDES, é ampliar essas ações a partir do ano que vem, dando condições para que novos produtos possam ser confeccionados por essas mães, para serem usados não somente na transladação mas também no Círio. Outros projetos sociais da prefeitura também fazem sua homenagem durante as festividades do povo católico, como o Coral dos Idosos. Esta festa é uma referência religiosa e cultural no Oeste do Pará, " destacou a prefeita.
Durante a programação, os alunos do PETI, Lucas, Bruna e Jefferson, fizeram uma bonita homenagem a Nossa Senhora encenando a Coroação da Virgem. Também participaram da solenidade as titulares da SEMTRAS, Ana Elvira de Mendonça Alho Teixeira, e da SEMDES, Édna Reis, além das mães e monitoras do PETI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário