Uma equipe de profissionais de diversas especialidades está realizando, desde as oito horas da manhã desta 3ª feira, a triagem dos pacientes que serão atendidos na Operação Sorriso Brasil 2008. A seleção acontece no Centro de Referência de Saúde da Criança e deve prosseguir por todo o dia.
As cirurgias serão realizadas de 27 a 30 de novembro no Hospital e Maternidade Sagrada Família. “A Operação Sorriso foi uma conquista nossa, de alguns profissionais envolvidos na área. Foi um grande avanço. Nós conseguimos trazer hoje a segunda missão. Hoje é o dia mais movimentado da operação. Estamos aguardando aproximadamente 200 pacientes. Nesta 4ª feira, 26, iremos montar o Centro Cirúrgico para a realização das cirurgias”, disse o otorrinolaringologista Jocivan Pedroso, integrante da coordenação em Santarém.
Operação Sorriso Brasil - O primeiro programa humanitário internacional da Operation Smile em território nacional aconteceu no ano de 1997 na cidade de Fortaleza, no Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), por meio de um convite especial da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. A Operation Smile é uma organização sem fins lucrativos internacional dedicada ao tratamento de deformidades faciais com presença atuante em 27 países.
Inicialmente estabelecida no Brasil como Fundação Operation Smile Brasil, a organização passou por um processo de reestruturação no país, estando agora legalmente registrada como Associação Operação Sorriso do Brasil (OSB).
De acordo com o cirurgião-plástico Marco Gamborgi, do Paraná, “esse trabalho representa o tratamento da fissura lábio-leporino dessas crianças que não têm essa oportunidade. A Operação Sorriso Brasil está aqui para operar sessenta crianças. Trata-se de um projeto desenvolvido por uma organização não-governamental chamada Operação Sorriso Brasil que tem uma filial nos Estados Unidos que se chama Operation Smile. Estamos aqui fazendo a seleção dos pacientes por todo o dia de hoje”. De acordo com ele esse serviço já é oferecido no SUS em cidades como Bauru e Curitiba. Ele ressalta que em Belém também tem um serviço de referência para esse tipo de tratatamento.
O Chefe do Serviço de Cirurgia Plástica de Fissurados do Hospital Ophir Loyola, de Belém, cirurgião-plástico Jorge Reis, também integra a equipe da Operação Sorriso Brasil. Ele participa das atividades há quatro anos, quando foram realizadas no Pará as primeiras atividades da Operação Sorriso Brasil. “Esse trabalho significa o andamento de uma grande fila. Nós temos uma demanda reprimida muito grande de pacientes que pela distância geográfica que dificulta o acesso ao hospital que serve de referência. A idéia é trazer esse mutirão para diminuir essa demanda tão grande de paciente. Muitas dessas pessoas não conseguem ser atendidas pelo Programa de Tratamento Fora de Domicílio, não conseguem hospedagem na capital do estado. Isso dificulta bastante esse tratamento em Belém”, disse Jorge Reis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário