Anúncio

Anúncio

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Presidente Lula diz que é hora de comprar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem (18), após almoço em Brasília com o presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, que o desemprego pode aumentar se o consumo diminuir. Segundo ele, esse é o "grande risco" para a economia brasileira.

“O problema não é falta de dinheiro. O problema é que as pessoas estão com medo. Essa é uma preocupação que eu tenho, o que pode gerar uma crise na economia real. Na medida que a gente fala todo dia de crise, as pessoas que estão trabalhando vão ficando com medo de perder o emprego e por conta desse medo não fazem compras. E não fazendo compras o que vai acontecer? O desemprego, que elas têm medo”, explicou.

Segundo ele, é hora de aproveitar os bons negócios e não esconder o dinheiro embaixo do colchão. “Essa é a hora de as pessoas aprenderem a fazer bons negócios. A comprar o carro mais barato, a comprar a televisão mais barata, ou seja, sempre com cuidado, que nenhum ser humano pode gastar mais do que ganha. Se nós não tivermos essa consciência e todo mundo resolver colocar o pouquinho que tem debaixo do colchão, aí sim as pessoas não vão comprar, as fábricas não vão produzir, as lojas não vão vender e nós vamos ter desemprego”, argumentou.

O presidente ressalvou, porém, que aqueles que estão endividados devem evitar novas compras e despesas. “Então, obviamente que nós temos que tomar cuidado para não ficar incentivando as pessoas que estão endividadas a fazerem compras. Quem está endividado deve pagar as dívidas e não fazer novas despesas. Mas quem não está endividadom, pode comprar normalmente e aproveitar as oportunidades”, disse.

Do G1

Nenhum comentário: